A Fundação SOS Mata Atlântica e o ecoesportista Dan Robson estarão hoje em Mogi das Cruzes e em Suzano para dar continuidade à expedição pelo rio Tietê que percorrerá a bacia para analisar a qualidade da água e profundidade do leito. A ação faz parte das atividades de mobilização e monitoramento do projeto "Observando o Tietê", realizado pela entidade desde 1993.
Na ocasião, a Fundação SOS Mata Atlântica pretende apresentar breve resumo do trecho percorrido na região das cabeceiras do Alto Tietê. O presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Jerson Kelman, foi convidado para comparecer nesse ponto da expedição para discutir soluções para a retirada do lançamento de esgoto de Mogi.
O objetivo da expedição técnica, que deve durar até 10 de outubro, é realizar o monitoramento da qualidade da água, levantar indicadores de percepção da sociedade sobre as condições ambientais da bacia hidrográfica e comparar os indicadores aferidos em expedições anteriores, realizadas nos anos de 2010 e 2013, com foco especial nos impactos da estiagem que afetou a região nesse período e de picos de chuvas e temporais.
A primeira análise ocorrerá em Mogi, próximo à avenida Valentina Mello Freire Borenstein, 545, na Vila São Francico, às 10 horas. A segunda será em Suzano, na rua Vereador João Batista Fittipaldi, na Vila Maluf, às 15 horas.