A prefeitura de Mogi das Cruzes abriu uma licitação para contratar uma empresa para execução de serviços de leitura de medidores e impressão simultâneas de faturas do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). 
De acordo com o Semae, a licitação está sendo realizada em função do contrato com a empresa que presta o serviços atualmente estar prestes a se encerrar.
O novo convênio, cujo valor de investimento é estimado em cerca de R$ 2,1 milhões, terá vigência de 12 meses. A abertura das propostas está prevista para o próximo dia 23 de setembro e a conclusão do processo de contratação deve demorar em torno de 60 dias.
Desta forma, a previsão é de que a nova empresa comece a atuar em janeiro do ano que vem. Ela será responsável pelo atendimento a todas às cerca de 140 mil ligações de água existentes no município.
Ainda segundo a autarquia, com o objetivo de buscar a otimização dos serviços, algumas alterações estão previstas no novo contrato. Entre elas está o recurso de leitura por telemetria.
A tecnologia consiste em monitoramento, medição e/ou rastreamento por meio de dados enviados via comunicação sem fio a uma central de controle.
Além disso, também serão realizados estudos para roteirização. Estes, além de compreender a definição de roteiros sob aspectos espaciais ou geográficos, também consistirão na "apresentação de soluções para adequação das datas de vencimento das faturas emitidas, de maneira a otimizar os prazos e, ao mesmo tempo, minimizar os impactos na arrecadação por meio desta funcionalidade".
Para o Semae, com a adoção destas medidas ele está "readequando e redimensionando os serviços com a inclusão de recursos tecnológicos adequados à realidade atual da autarquia".