O prefeito de Suzano Paulo Tokuzumi (PSDB) lançou oficialmente ontem o projeto Rede Vôlei, de iniciação esportiva, no Complexo Educacional Mirambava, com o apoio do bi-campeão olímpico Giovane Gávio e patrocinadores. O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Jean Madeira, também participou do evento.
Em apenas dois meses, o projeto já atende 700 crianças dos bairros Miguel Badra e Boa Vista. A expectativa é de que o Rede Vôlei contemple até 10 mil crianças, gradativamente. Idealizado pelo ex-técnico do time Suzano, João Marcondes, o projeto é desenvolvido pela Associação Santana de Parnaíba de Apoio aos Jovens, em parceria com as secretarias de Esportes e Educação de Suzano.
"É fundamental trazer os valores do esporte para as crianças, especialmente nesse momento em que o país enfrenta uma grande crise econômica. Aqui estamos preparando, além de atletas, cidadãos que poderão fazer a diferença no mundo", afirma o prefeito, apoiado pelo secretário de Estado de Juventude, Esporte e Lazer. "Esse é um projeto fundamental para a formação dos jovens. Ensine a criança o caminho que ela deve seguir e ela nunca desviará dele", completa Jean Madeira.
Padrinho do projeto, Giovane Gávio acredita que o lançamento do Rede Vôlei acontece em um momento especial, considerando a preparação do país para os Jogos Olímpicos Rio 2016. "Estamos cuidando desse projeto com muito carinho para que esta sementinha dê bons frutos no futuro e, quem sabe, Suzano volte a ser reconhecida como a capital brasileira do vôlei", diz o ex-atleta, lembrando da familiaridade com a cidade. "Estou muito feliz em voltar a Suzano, cidade onde ganhei meu último título de campeão brasileiro. Vou acompanhar as atividades do projeto de perto e torcer para que ele inspire novos atletas", conclui Gávio.
De acordo com o secretário de Esportes, Emerson Taboada de Faria, o Maria do Lava Rápido, o projeto já funciona em duas escolas - Escola Municipal Victor Salviano, no Miguel Badra, e Ignez de Castro Almeida Mayer, no Boa Vista - e atende 700 crianças. "Um terceiro núcleo será implantado no Ginásio Paulo Portela. As inscrições já estão abertas e os interessados devem ir até o local, munidos de documento pessoal e acompanhados por pais ou responsáveis", explica Maria do Lava Rápido.
No contra turno de aulas os alunos recebem noções sobre o vôlei e atendimento médico. "Em algumas crianças foram detectados problemas de saúde e as mesmas já estão em tratamento em unidades de saúde do município. O objetivo do projeto é ir além das quadras e transformar a vida das pessoas", afirma o ex-técnico Marcondes.