As obras das passarelas de pedestres sobre a Via Dutra no trecho de Arujá serão autorizadas até o final de outubro pelo ministro Antonio Carlos Rodrigues. A confirmação foi feita ontem ao prefeito Abel Larini e aos deputados Marcio Alvino e André do Prado, durante a entrega de abertura do novo trecho de 4,4 quilômetros de extensão da pista marginal da Via Dutra, em Guarulhos.
Conforme o ministro anunciou em julho - quando o prefeito esteve em Brasília - a verba para as duas passagens sairá do contrato da CCR Nova Dutra.
O projeto executivo das obras já está sendo realizado. "As passarelas de Arujá estão incluídas nesse pacote de obras que deve ser autorizado até o final de outubro para que a concessionária faça o planejamento", disse o diretor-geral da Agência Nacional dos Transportes, Jorge Bastos.
Já o diretor-presidente da CCR, Ascendino Mendes, informou que pedirá o licenciamento ambiental das passagens de pedestres assim que elas estiverem autorizadas. "Tendo a autorização, é só iniciar os trâmites para licenciar a obra e iniciá-la".
Mogi
O prefeito em exercício de Mogi das Cruzes, José Antonio Cuco Pereira (PSDB), o Cuco, também participou da cerimônia. Esta foi sua primeira aparição em um evento oficial como chefe do executivo, função que exercerá até o próximo dia 2 de outubro - enquanto o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) estará na Espanha para conhecer o sistema de tratamento de resíduos das cidades de Madrid e Rivas Vaciamadrid. Cuco assumiu pela 11ª vez a Prefeitura de Mogi.
Cuco solicitou a colaboração para o projeto de construção dos viadutos de Jundiapeba e da Vila Industrial - sobre os trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que há muitos anos está no Ministério dos Transportes. "Conheci o novo superintendente do DNIT e não perdi a oportunidade de solicitar que ele ajude Mogi em relação aos dois viadutos que estamos aguardando. Ele respondeu que está sabendo do caso e vai nos ajudar", disse Cuco.
O pedido de celeridade no processo para início das obras desses dois viadutos já havia sido feito ao ministro dos Transportes pelo deputado Marcio Alvino (PR). Na ocasião o parlamentar teria recebido de Rodrigues a garantia de que a obra seria uma das prioridades de sua gestão em São Paulo. O deputado destacou ainda que não medirá esforços para que a construção dos viadutos venha se concretizar. " É uma obra muito importante para o município", concluiu.