Desde que a iluminação pública passou a ser responsabilidade da administração municipal, a Ouvidoria Geral da Prefeitura recebeu, aproximadamente, 2 mil solicitações de trocas de lâmpadas na cidade.
De acordo com o ouvidor José Luiz Freire de Almeida, a lista com os pontos foi repassada para a empresa que ganhou a licitação para prestar o serviço e para a Secretaria Municipal de Obras. No momento, os casos estão sendo solucionados.
Almeida esclareceu que os pedidos para a troca de lâmpadas eram registrados em diversos bairros do município. "Recebemos uma demanda muito grande em relação à iluminação pública de Mogi. Os casos foram repassados para a empresa responsável e, com o empenho da Secretaria Municipal de Obras, essas lâmpadas estão sendo trocadas", acrescentou.
A Prefeitura deve apresentar hoje o programa "Ilumina Mogi", criado para cuidar da iluminação pública.
O ouvidor avaliou que o grande número de reclamações é justificado pelo serviço que a EDP Bandeirante deixou de fazer no município.
"Chegamos à conclusão de que 2 mil lâmpadas precisavam ser trocadas em Mogi. Além da Ouvidoria, víamos as reclamações na própria Imprensa, mas já existe um trabalho intensificado da empresa e as trocas estão ocorrendo. É evidente que sempre vamos ter alguma reclamação, pois Mogi é grande. Temos que considerar que, desde o fim do ano, a EDP deixou de fazer esse serviço, por isso, o acúmulo foi muito grande", ressaltou.
De acordo com o ouvidor, atualmente cerca de 90% das demandas que chegam à Ouvidoria são solucionadas.
"Toda terça-feira nos reunimos com as demais secretarias para apresentar as demandas e solucioná-las. Existem algumas questões que não temos como resolver; por exemplo, a colocação de uma lombada que depende de estudos técnicos", esclareceu Almeida.