A principal etapa de recuperação do viaduto Edith Leite de Carvalho, na Ponte Grande, foi concluída na semana passada e até o fim do mês, as obras devem ser entregues. De acordo com o secretário municipal de Obras, Claudio de Faria Rodrigues, a segunda fase do projeto consiste na pintura do viaduto, que está sendo feita pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes investiu R$ 126 mil no trabalho de revitalização do viaduto. Com o recurso, foram feitas a troca de iluminação, reestruturação das vigas e pintura da parede central do viaduto. O restante da pintura será realizada pela equipe da Secretaria de Serviços Urbanos com recursos próprios. "A pintura não era um serviço de engenharia. Ela faz parte da manutenção geral. Para não ficar mais caro, decidimos que a pintura das paredes laterais será feita com equipe própria", esclareceu Rodrigues.
O principal investimento do projeto é a troca da iluminação do viaduto, que passou a ser de Led. "A luz ficou branca. As lâmpadas de Led são mais econômicas. Agora, faremos a pintura das demais paredes. Esse serviço deve levar entre 3 dias ou uma semana para ser concluído. Acredito que não será necessário interditar a via para realizá-lo", disse o secretário.
Antes das obras, as ferragens das vigas do viaduto, abaixo do início da rodovia Mogi-Dutra, ficavam expostas. Segundo Rodrigues, não havia risco para a estrutura, mas a Prefeitura decidiu recuperar o espaço. As obras foram iniciadas em julho e concluídas na semana passada.
O secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol informou que a Prefeitura estuda instalar um bloqueio antes do viaduto para evitar que ele volte a se deteriorar, pois caminhões mais altos batem na estrutura. "Fizemos o esboço de um obstáculo de ferro capaz de segura o impacto. Temos um problema com localização dessa estrutura, pois alguns caminhões não obedecem nossa sinalização e utilizam a saída dois da Mogi-Dutra, por isso, esse obstáculo tem que ser colocado um pouco antes do viaduto. Estamos procurando uma empresa para fazer esse projeto", esclareceu.