A Vila Áurea é o primeiro bairro de Poá a receber o programa preventivo "Vizinhança Solidária", que tem o objetivo de aproximar polícia e comunidade para inibir a ação de criminosos e reduzir os índices de criminalidade no local. De acordo com a Associação dos Moradores Alto da Fonte, cinco câmeras serão instaladas no bairro, que passará a receber dois patrulhamentos da Polícia Militar diariamente.
Segundo o vice-presidente do grupo de moradores, Antônio Sérgio Simões, o programa foi oficialmente instalado na Vila Áurea no último dia 23. O bairro, segundo ele, é conhecido por ter imóveis de alto padrão e por isso os casos de roubo, furto e até estupro cresceram nos últimos anos. "Na parte de cima do bairro, as residências foram construídas praticamente no mesmo padrão. Muita gente acha que se trata de uma região nobre e vem aqui para roubar", detalhou.
Para inibir a ação dos criminosos, a associação, hoje composta por 65 moradores, providenciará a instalação de cinco câmeras de monitoramento. "O ideal seriam dez equipamentos, mas no início serão cinco. Estamos estudando se serão comprados ou por meio de comodato. As imagens registradas serão disponibilizadas para a polícia".
A associação também já produziu as placas que identificam as casas e as ruas que fazem parte do programa. "Da parte da PM, entre outras atribuições, eles se comprometeram a fazer uma ronda de, no mínimo, 20 minutos a cada 12 horas. Um policial também participará das nossas reuniões mensais para acompanhar as discussões. Esperamos que essas medidas tornem o bairro mais seguro", completou.
Ele destacou ainda que outras regiões têm demonstrado interesse em adotar o programa. "Fomos procurados por moradores do Jardim Nova Poá e vamos fazer uma reunião para explicar como funciona a ação. É importante que outros bairros se interessem para que no futuro tenhamos uma cidade mais segura e organizada". (C.M.)