A partir da próxima terça-feira, 29, o Programa Melhor em Casa passa a contar com atendimento odontológico em Mogi das Cruzes. A novidade foi anunciada ontem pelo secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, durante a apresentação dos novos veículos que serão utilizados para dinamizar o atendimento aos pacientes acamados. Atualmente, a iniciativa atende 402 pessoas.
O Melhor em Casa sucedeu o Programa Visita Médica Domiciliar, implantado em 2006. É uma das iniciativas que compõem o Programa Saúde em Casa - a outra é o Programa Medicamento em Casa, que entrega remédios no domicílio para portadores de hipertensão e diabetes com mais de 60 anos de Mogi das Cruzes.
Esse programa garante atendimento multiprofissional para pacientes acamados, a maioria idosos, que não podem se deslocar ao Posto de Saúde para o acompanhamento médico, e dependem de um cuidador, que pode ser um familiar ou um profissional contratado pela família. São a maioria idosos com sequelas de AVC, Alzheimer, Parkinson e outras doenças, e alguns jovens com sequelas de traumatismo crânio-encefálico, vítimas de acidentes diversos.
"Os pacientes cadastrados recebem uma visita médica bimensal e uma visita de algum dos profissionais pelo menos uma vez por semana. Essa frequência pode variar de acordo com a gravidade ou necessidade. Além disso, os cuidadores são orientados por nossa equipe a tomar atitudes e treinados para identificar casos de gravidade, acionando o Samu numa emergência, por exemplo", explica o médico.
Além do médico, o Programa Melhor em Casa conta com uma enfermeira, um assistente social, quatro técnicos de enfermagem, um auxiliar administrativo, uma nutricionista, uma biomédica (para coleta domiciliar de materiais para exames laboratoriais), além de dois motoristas e um dentista, que começa a atuar na próxima semana.
Desde o ano passado, o Programa Melhor em Casa funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ponte Grande, na avenida Lothar Waldemar Hoenne, nº 70. Informações 4795-3756.