Depois de Suzano e Mogi das Cruzes, agora é a vez de Itaquaquecetuba ter sua feira noturna. Por meio de uma publicação feita ontem, a prefeitura oficializou a criação do ponto de venda de legumes, verduras, frutas, entre outros alimentos, no largo da Vila São Carlos, localizado na estrada de Santa Isabel, altura do número 3.500.
De acordo com o decreto, a feira acontecerá às terças-feiras, das 16 às 21 horas. Apesar de ser em horário diferenciado, a atividade seguirá as mesmas regras estabelecidas na lei que regulamenta todas as feiras livres da cidade. A data em que as vendas serão iniciadas ainda não foi divulgada.
Segundo a prefeitura, as barracas só poderão ser montadas após as 15 horas e deverão ser retiradas até as 22 horas. Os feirantes não poderão deixar qualquer equipamento ou material, ainda que desmontado, no local fora do horário estipulado.
O edital informa ainda que, ao final das vendas, "todos os materiais inservíveis, restos de verduras e legumes, lixo e resíduos deverão ser deixados devidamente acondicionados em sacos plásticos resistentes, lacrados ou com amarração que impeça a violação com facilidade". A permissão de uso para instalação das barracas de feira se dará de acordo com a legislação vigente.
Local
O largo da Vila São Carlos foi escolhido pela prefeitura por se tratar de um espaço asfaltado, iluminado, com estacionamento e banheiro público.
Região
A primeira cidade da região a criar a feira noturna foi Suzano, ainda em 2008. No município, a atividade é realizada sempre às quartas-feiras, no Largo da Feira, na região central. Em Mogi, a comercialização de alimentos no período da noite foi iniciada em agosto e acontece todas as sextas-feiras, no Mercado Municipal do Produtor.
Poá criou a feira de forma experimental meses atrás, mas após o primeiro dia de realização a atividade foi suspensa, já que os feirantes afirmaram que não valia a pena.