Em um mês, cerca de dois mil litros de óleo de cozinha foram coletados em 30 escolas estaduais e municipais de Mogi das Cruzes e enviados para reciclagem. A ação, desenvolvida por meio do projeto Manuseio de Óleo Correto' promovido pela empresa Ramos & Projetos, evita que o material seja despejado em ralos ou descartados no lixo comum, causando sérios danos ao meio ambiente.
De acordo com o proprietário da empresa e criador do projeto, Mário Ramos Neto, além de fazer o recolhimento do material, são promovidas palestras sobre a importância de se realizar o descarte correto deste resíduo. " Nós fizemos uma parceria com a diretoria de ensino e desde maio, além de utilizar as escolas como ponto de coleta, também realizamos palestras para os alunos. Ao todo são 26 escolas estaduais e cinco municipais. Nosso objetivo é orientar essas crianças sobre a forma correta de descartar o óleo de cozinha. Além disso, distribuímos alguns panfletos informativos para que eles levem para a casa e passem a diante esse aprendizado", disse.
Segundo Neto, o material coletado é reciclado e enviado para diversos fins. " Por ser o primeiro mês, já alcançamos um resultado bastante positivo, pois dois mil litros de óleo que poderiam ser jogados no meio ambiente estão sendo reaproveitados. Os resíduos estão sendo transformados em biodiesel , óleo para maquinários agrícolas, utilizados para gerar energia em indústrias e hospitais, lubrificantes, entre outros. Estamos evitando que entre em contato com os recursos hídricos", frisou.
Além disso, destacou os danos que o descarte irregular do óleo de cozinha pode gerar ao meio ambiente. "As pessoas têm o costume de despejar o óleo de cozinha direto no ralo da pia, jogam no quintal, ou mesmo descartam com o lixo comum, sem ter noção de como isso é prejudicial ao meio ambiente, pois polui a água, o solo. Pra ser ter noção, um litro de óleo tem capacidade de contaminar cerca de 25 mil litros de água, sem falar de quanto dinheiro é gasto para sanar os problemas decorrentes da presença do óleo no esgoto".