A Comissão Especial que coordena a eleição dos novos conselheiros tutelares disponibilizou ontem, no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes www.mogidascruzes.sp.gov.br, a lista definitiva com os nomes completos, de campanha e números dos 45 candidatos habilitados que participarão da eleição, em 4 de outubro. Todos podem fazer campanha dentro das regras estabelecidas pela própria comissão e descritas na página de avisos sobre a eleição, que também está disponível no mesmo site.
"Na semana passada, fizemos uma reunião e chegamos à lista definitiva de candidatos", explica a secretária municipal de Assistência Social, Eliana Mangini.
Para a eleição em 4 de outubro, os eleitores da 74ª zona eleitoral votarão na Escola Municipal Coronel Almeida (rua Doutor Paulo Frontin, 240 - Centro), enquanto os eleitores da 319ª zona eleitoral votarão na Escola Municipal Profª Guiomar Pinheiro Franco (rua Maria Giacco Ramos, 199, Jardim São Pedro - César de Souza). J[a os eleitores da 287ª zona eleitoral depositarão votarão na Escola Municipal Dr. Waldir Paiva de Oliveira Freitas (rua Guttermann, 151 - Brás Cubas).
O voto não será obrigatório e quem se ausentar não precisa justificar a falta. Os votos serão em cédulas de papel e os cidadãos precisam apresentar título eleitoral e documento de identidade. É necessário estar quite com a Justiça Eleitoral e ter domicílio em Mogi. Além disso, só será possível votar uma vez e em um único candidato.
A eleição unificada significa uma valorização da função dos conselheiros tutelares. Eles receberão salário de R$ 2.081,35, com todos os direitos trabalhistas (FGTS, férias e 13º salário). Os recursos virão do município, mas os conselheiros não terão vínculo empregatício como funcionários públicos municipais. O mandato será de quatro anos.
Mogi tem dois Conselhos Tutelares - (Centro e Brás Cubas ), haverá 20 vagas de conselheiros, 10 titulares e 10 suplentes. Após a definição dos vencedores, será feita a escolha do local de trabalho.