Para combater os casos de abuso sexual nos transportes ferroviários, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ampliou a campanha contra esse tipo de crime dentro das composições. A ação também conta com o apoio de 12 blogueiros conhecidos nas redes sociais, incluindo a 'Viajante do Trem' Andréia Garcia, que é articulista do Dat - jornal que também é editado pelo Grupo Mogi News.
Os blogueiros posaram para fotos segurando um cartaz com a seguinte frase: "Se eu vejo, denuncio! SMS 97150-4949". A campanha também será reforçada nas redes sociais da CPTM, onde já é possível ver postagens. O público também poderá participar enviando fotos tiradas para o perfil da companhia no Facebook (facebook.com/cptm.fanpage), com uma sugestão de mensagem que poderão ser exibidas nos monitores dos trens e estações, durante a campanha.
A articulista do Dat, Andréia Garcia, disse que não não pensou duas vezes quando foi convidada para participar da ação. "Rapidamente disse que toparia, por tratar-se de um assunto muito sério e que precisa ser combatido", disse. Ela disse que ouve relatos quase todos os dias sobre ocorrências. "Muitos casos não são computados, pois a vítima, por constrangimento, não segue adiante na denúncia", ressaltou.
Flagrantes de abuso sexual nos trens podem ser denunciados por mensagens SMS do celular. É só enviar para o número 97150-4949, com a garantia de anonimato do denunciante. Outro serviço existe para receber denúncias, que é o 0800 055 0121 "É importante ressaltar que o sucesso da ação dos agentes de Segurança depende também da vítima apresentar queixa pessoalmente na delegacia de polícia. Sem isso, o infrator não pode ser autuado", destacou a CPTM.