O Conselho de Prefeitos do Consórcio dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) se reuniu ontem com a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo, Cristiana de Castro Moraes, com o objetivo de aproximar as administrações públicas do órgão fiscalizador e, dessa forma, melhorar o desenvolvimento dos trabalhos das prefeituras.
Durante a audiência, viabilizada pelo presidente do Condemat, prefeito de Mogi das Cruzes Marco Bertaiolli (PSD), os chefes do executivo apresentaram suas principais dificuldades e solicitaram a realização do ciclo de debates regionais promovido pelo TCE em uma das cidades do Alto Tietê, para que as equipes das prefeituras recebam orientações e tirem dúvidas diretamente com os técnicos do tribunal.
"A crise econômica tem apresentado uma série de dificuldades no planejamento da gestão pública. As prefeituras enfrentam uma instabilidade na arrecadação, além da judicialização do executivo, principalmente da saúde, questões que interferem no orçamento da municipalidade", destacou o presidente do Condemat.
Entre os temas de maior interesse dos prefeitos da região sugeridos para o ciclo de palestras estão contratos celebrados com entidades do terceiro setor, contratos de gestão e assuntos essenciais da saúde e educação, como a compra de remédios em caráter de urgência, em virtude de ordem judicial, ou o controle de orçamento, devido à instabilidade da arrecadação.