Os vereadores poaenses aprovaram, na sessão de terça, projeto de lei de autoria do Executivo que autoriza a cidde a celebrar convênio com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP), para a implantação do Pátio Municipalizado em Poá.
Segundo mensagem encaminhada pela Prefeitura, o convênio busca a cooperação técnica, material, administrativa e operacional para implantação desse pátio, visando à remoção, guarda e depósito de veículos removidos ou apreendidos, por infração às normas de trânsito. A proposta prevê que os encargos recíprocos serão estabelecidos de acordo com o que for convencionado entre as partes, no convênio que firmarem.
Para a vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis essa oficialização traz consigo muitas responsabilidades. "Essa medida traz mais responsabilidade ao município, inclusive, de fiscalização, tudo o que é municipalizado deixa de ser de um órgão e passa a responsabilidade da prefeitura".
Luiz Eduardo Oliveira Alves (PPS), o Edinho do Kemel, disse que há tempos espera essa municipalização. "Sabemos da dificuldade que existe para administrar o pátio, com essa medida, teremos mais liberdade na hora de fiscalizar. Na maioria das cidades, o pátio é municipal, argumentou.
O primeiro-secretário Alexandre Provisor (PSL), citou o regramento dos pátios em todo o Estado feito pelo DETRAN e que o fornecimento será feito por processo licitatório. "Caberá ao município disponibilizar uma área para esse pátio".
José Carlos Costa (PDT), o Zé Carlos da Maçã do Amor disse que algo precisa ser feito, pois muitas vezes não há onde colocar os veículos roubados, e citou casos recentes ocorridos no bairro em que mora.