Municípios do Alto Tietê registraram 78 casos de meningite neste ano, média de 8,6 pessoas por mês. Destes, seis pessoas morreram por conta da doença. Embora os números sejam expressivos, se comparados com os do ano passado, a região apresenta queda de 29,09% nos registros.
Segundo informações do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), vinculado ao Estado, a meningite é uma inflamação das meninges, membranas que afetam o cérebro e a medula espinhal. Os vírus que causam a meningite podem ser transmitidos pela saliva ou pelas fezes. As bactérias, geralmente, são transmitidas de pessoa para pessoa pelo contato.
A cidade onde teve mais pessoas infectadas pelo vírus foi Mogi das Cruzes. Pelo menos, 50% dos registros na região ocorreram no município mogiano, com 39 ocorrências e três mortes, apenas entre o dia 1º de janeiro e 24 de setembro. Apesar do alto índice, se comparado com o mesmo período do ano passado, a cidade apresenta queda de 35% nas confirmações da doença, porém, o número de mortes aumentou, já que, em 2014, houve apenas um óbito.
Suzano é a segunda cidade com maior número de casos de meningite neste ano (13), porém, não houve registros de morte, saldo positivo em relação ao ano passado, quando quatro pessoas morreram por conta da infecção. A Secretaria Municipal de Saúde anda alertou as pessoas que apresentarem sintomas da doença, "tais como rigidez na nuca, febre e vômito, devem procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou no Pronto Socorro Municipal".
Dez casos de meningite foram confirmados em Ferraz de Vasconcelos em 2015 e duas pessoas morreram por conta da doença. O número de infectados caiu na cidade, porém, o de óbitos subiu, pois, no ano anterior, uma pessoa veio a óbito.
Em Poá e Arujá, a Vigilância Epidemiológica registrou seis casos de meningite em cada município, sendo que uma pessoa morreu na cidade poaense, neste ano, mesmo índice de 2014. No município arujaense, nenhum óbito foi registrado desde o ano passado. Das seis pessoas infectadas na cidade entre janeiro e setembro de 2015, três pessoas eram do município, uma de Guarulhos e duas de Itaquaquecetuba.
Santa Isabel não registrou óbitos desde 2014 e a quantidade de infectados também caiu, pois este ano foram quatro casos de meningite, contra seis no ano passado. Guararema foi a única cidade da região que não teve ocorrências de meningite.
A reportagem entrou em contato com as prefeituras de Itaquá, Salesópolis e Biritiba, mas até o fechamento desta edição, ninguém retornou.