Levantamento divulgado durante o 1° Fórum Nacional da Cruz Vermelha Brasileira, realizado na semana passada, revelou que os acidentes envolvendo motocicletas são a principal causa de ocorrências de trânsito no Brasil. Os casos ultrapassam até mesmo o número de atropelamentos. Hoje, mais de 50% das internações realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são de motociclistas. Estes pacientes correspondem ainda a três quartos das indenizações do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).
De acordo com especialistas, o crescimento da frota de motocicletas no País e a não utilização de equipamentos de proteção, como capacetes e calçados fechados, colaboram para aumentar o risco de acidentes envolvendo motociclistas.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados pela Cruz Vermelha, o trânsito brasileiro mata 50 mil pessoas a cada ano e deixa outras 500 mil vítimas feridas em ruas e estradas do país. Isso representa 25 mortes por 100 mil habitantes. (L.N)