Mais de 50% das crianças de 0 a 5 anos estão fora da escola em nove das dez cidades do Alto Tietê, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que apontou o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) de todos os municípios do País e tem como base o ano de 2010. Salesópolis aparece na pior situação no quesito educação infantil, já que apenas 30% das crianças menores de 5 anos frequentam as instituições de ensino.
O estudo compara os anos 2000 e 2010, sendo que neste período todos os municípios da região conseguiram reduzir o número de pessoas fora das escolas, o que representa uma maior oferta de vagas em creches e escolas de educação infantil. Apesar disso, o Alto Tietê ainda não consegue atender nem metade dos possíveis alunos.
Logo após Salesópolis, a segunda colocada no ranking regional das cidades com menos vagas é Itaquaquecetuba, onde 66% das crianças com idade entre 0 a 5 anos estão foram das escolas. Em seguida estão Suzano e Biritiba Mirim, com 58% cada. Guararema é o município que aparece em situação mais confortável, já que 45% da população nesta faixa etária está frequentando alguma unidade escolar.
Nos Planos Municipais de Educação (PNE) apresentados pelas prefeituras da região no primeiro semestre, a ampliação de oferta de vagas para a educação infantil está entre as principais metas. Em Mogi das Cruzes, entre as 20 metas estipuladas está universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência deste PNE, que será em 2016. Está previsto ainda oferecer o ensino fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada.