Os motoristas que trafegam nas ruas do Alto Tietê terão que redobrar a atenção com as leis de trânsito, já que há mais de 400 câmeras de monitoramento espalhas pelas ruas de seis municípios da região. Alguns destes equipamentos já estão contribuindo com o trabalho de fiscalização como é o caso de Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos, onde já são aplicadas multas por meio do sistema. Em outros municípios, a nova medida já está em processo de implantação, já que é necessária montar estrutura para uma central de monitoramento com profissionais capacitados.
Em Suzano, por exemplo, será preciso a capacitação dos guardas civis municipais  para que possam exercer a fiscalização por meio dos equipamentos. A cidade já conta com uma central de monitoramento, localizada na prefeitura, onde seis agentes realizam o trabalho, mas ainda não inclui a fiscalização de trânsito.
Hoje, existem 23 câmeras espalhadas no município suzanense. Os equipamentos estão em ruas movimentadas na área central. Uma nova câmera será instalada no Parque Max Feffer nos próximos dias. "Existe um projeto da Secretaria de Segurança Pública (SSP) que deve contemplar Suzano com mais 30 equipamentos, mas ainda não há data para esta ação", adiantou a prefeitura.
Em Ferraz, segundo informações da prefeitura, já existem 19 câmeras que realizam este tipo de monitoramento desde 2011, apesar da resolução ter sido publicada neste ano. A GCM da cidade é quem executa a fiscalização na central de monitoramento, instalada na própria sede da guarda, na rua Japão. Os equipamentos estão espalhados na malha central do município.
Guararema será a próxima cidade da região a iniciar este trabalho de fiscalização do trânsito. Nos próximos meses, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) fará o monitoramento de toda a cidade com 76 câmeras fixas e móveis. O trabalho será realizado por agentes de trânsito. A prefeitura informou que o sistema está em fase final de construção.
Em Arujá, o novo sistema será implantado, mas ainda não há previsão de ser concluído. Os próprios GCMs vão fiscalizar. Hoje, o município conta com 30 câmeras.
Em Poá também há 72 câmeras em funcionamento, mas a prefeitura não informou sobre a possibilidade de flagrar infrações de trânsito.