A segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mogi das Cruzes começou a ser instalada na avenida Kaoru Hiramatsu, na Porteira Preta. O prédio será construído em uma área de 5 mil metros quadrados e depois. A UPA empregará pelo menos 150 funcionários. O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) assinou a ordem de serviço ontem e a expectativa é que a unidade começa a funcionar em 1° de setembro de 2016. Serão investidos R$ 3,8 milhões.
Bertaiolli destacou que a unidade vai atender os moradores da Vila Moraes, Jardim Aeroporto, Brás Cubas e entorno. "A UPA do Rodeio, que vamos inaugurar no dia 19, vai atender a população que mora na Vila Aparecida, César de Souza, Botujuru e os outros bairros próximos. Ela será de fácil acesso, pois foi construída na via Perimetral. Dividimos Mogi em duas partes, uma será atendida pela UPA do Rodeio, enquanto a outra receberá atendimento da UPA Kaoru", esclareceu.
A unidade da Kaoru será maior que aquela que foi construída no Rodeio. A medida foi adotada por causa do tamanho da população da região. Ela será responsável por realizar entre 7 e 8 mil atendimentos por mês. "Vai funcionar como um mini-hospital. Com isso, vamos desafogar o posto 24 horas do Jardim Universo. Além da UPA, vamos construir duas creches, um Cempre (Centro Municipal de Programas Educacionais) e as 1.240 unidades do Programa Minha Casa Minha Vida no bairro", destacou Bertaiolli.
O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis esclareceu que a UPA da Kaoru foi projetada para atender aos casos de urgência de todos os bairros próximos. "O atendimento infantil do Pronto Atendimento do Hospital Municipal foi idealizado para que a UPA fizesse o atendimento adulto. Ela conta com cinco consultórios com médicos 24 horas para atender tanto adultos quanto pediatria. São 11 salas de observação para que as pacientes possam ficar internados entre um período de 24 a 48 horas. Teremos à disposição serviço de radioterapia, laboratório, eletrocardiograma, além de refeições 24 horas", detalhou.