"Se você fosse o prefeito de Itaquaquecetuba, qual obra ou serviço realizaria para melhorar a qualidade de vida dos moradores?". A pergunta acima foi elaborada pelo Instituto de Pesquisa Marketing e Informática (Ipemi) e passada para 501 eleitores de Itaquá, que foram ouvidos entre os dias 19 e 21 de agosto, em diversos bairros da cidade.
A reposta mais listada pelos entrevistadores, segundo a população, foi a melhoria da saúde pública. De acordo com o Ipemi, 157 pessoas (quase um terço dos entrevistados) afirmaram que se ocupassem a cadeira de administrador de Itaquá se preocupariam mais com este setor.
Em segundo lugar ficou educação pública, citada 69 vezes pelos analisados. Esse número representa 13,8% de todo o universo de entrevistado. Logo em seguida vieram aqueles não souberam ou não opinaram sobre o assunto, 8,2%.
Um grupo de 39 pessoas, 7,8% do total, respondeu a pesquisa afirmando que se fosse prefeito estaria mais preocupado com a segurança. Enquanto 35 eleitores indicaram que procuraria mais creches.
A construção de áreas de lazer foi lembrada por 5,8% dos entrevistados, ou seja, por 29 deles, e a falta de empregos seria o problema a ser atacado por 19 pessoas, 3,8% do total das pessoas que responderam o questionário.
Outros assuntos
O saneamento básico foi lembrado por 3,4% das pessoas entrevistadas, e 3,2% dos eleitores informaram que o transporte público é o maior problema enfrentado no distrito de Itaquaquecetuba. Fechando a casa dos 3% está o asfalto, citado por 15 pesquisados.
Para 2,2% dos entrevistados o maior problema da cidade é a falta de diálogo com o público e 2% disseram que a infraestrutura de Itaquá é o maior problema do município. Receberam menos citação as questões de moradia, iluminação e obras de enchentes, todas com 1,6%. Cultura, criação de casa lotérica ou bancos, e diminuição de impostos foram lembrados por apenas 1%. A limpeza pública foi lembrado somente por 0,8% dos entrevistados (F.M).