Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes apontam que no primeiro semestre deste ano, 88 mogianos conseguiram parar de fumar após quatro sessões de tratamento realizados por meio do Programa de Combate ao Tabagismo. Deste total, 81,1%dos pacientes utilizaram algum tipo de medicamento para combater o vício. 
O balanço, divulgado em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado hoje, aponta ainda que o número de pessoas que conseguiram largar o cigarro entre janeiro e junho deste ano representa 44,88% do total de pacientes que iniciaram o tratamento no mesmo período. Sendo que, dos 217 munícipes que foram atendidos na consulta inicial, 193 participaram da primeira sessão e outros 126 chegaram à quarta sessão. Outros 35,28% abandonaram a terapia e os demais continuam sendo atendidos pelo Programa.
Vale lembrar que em todo o Estado de São Paulo - pioneiro nessa iniciativa - a Lei antifumo está em vigor desde agosto de 2009. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte evitável do mundo: estima-se que um terço da população mundial adulta sejam fumantes.
O tratamento, que é oferecido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes desde 2007 conforme protocolo do Ministério da Saúde, começa com uma avaliação clínica do paciente e segue com terapias em grupo, com duração de 12 meses e acompanhamento contínuo.
Segundo a Pasta Municipal "a iniciativa oferece adesivos transdérmicos de nicotina em diferentes versões e, dependendo do caso, os pacientes recebem também medicamento complementar para combater a síndrome da abstinência. Os pacientes passam por uma avaliação médica e também participam de encontros realizados em grupo".
Os interessados em participar do Programa precisam se inscrever diretamente em uma das 14 unidades de referência: Vila Natal, Jardim Camila, Vila Moraes, Nova Jundiapeba, Conjunto Toyama, Jardim Planalto, Jardim Aeroporto II, Jardim Piatã, Jardim Nove de Julho, Conjunto Novo Horizonte, Vila Suíssa e Jardim Ivete.Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 4798-6709.