Em uma ação de prevenção até que as obras do Piscinão fiquem efetivamente prontas e em atividade, o prefeito de Poá, Marcos Borges (PPS), determinou uma grande operação de combate às enchentes com a limpeza de todos os córregos da cidade, por meio da Secretaria de Obras Públicas. Ontem, os serviços de desassoreamento tiveram início pelo córrego Itaim.
Borges acompanhou o início dos trabalhos no trecho do córrego localizado na área central, próximo ao Posto CSII, onde as máquinas estão a todo vapor executando os serviços.
Uma ação de manutenção de extrema importância para a população e para o prefeito. A área compreendida pelo serviço inclui além do desassoreamento, a limpeza das margens do córrego. O serviço é de fundamental importância, pois o trecho beneficiado será desde a ponte da rua Floriano Peixoto até a passarela da Vila Perracine, na avenida Anchieta, divisa com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), considerado o ponto mais crítico de transbordo do rio, local em que o ponto de alagamento compromete todo o centro da cidade, criando grandes transtornos.
Para o prefeito, há uma grande preocupação com os períodos de chuvas que se aproximam com o final do ano e para evitar os antigos problemas com as enchentes, as obras estão sendo potencializadas nos córregos que terão sua capacidade de vasão duplicadas, permitindo assim que o fluxo das águas passe livremente pelo município sem causar danos aos comércios e residências.
"Nosso dever é fazer com que o poaense esteja seguro, e por isso estamos agindo rápido e com antecedência, para evitar o transbordo dos córregos e prejuízo aos moradores", informou o secretário de obras, Paulo Silas Dornelas.
Todo o trabalho de desassoreamento e limpeza será realizado em todo córrego que compreende mais de um quilometro de distância por três metros de profundidade. Duas máquinas PV 20 retro-escavadera estão trabalhando no desassoreamento do córrego e das margens.
Moradores da rua Jataí, trecho em que foram iniciados os serviços, receberam o prefeito e agradeceram a ação e aproveitaram para pedir a revitalização das margens do córrego com o plantio de flores.