Compartilhe
A proliferação crescente da dengue no Alto Tietê deixou a população em alerta e mais consciente com as medidas preventivas para evitar o aparecimento de focos do mosquito, que já infectou mais de 1 mil pessoas na região apenas neste ano, o maior índice já registrado.
Cada um tem uma maneira de evitar com que as ocorrências da doença transmitida pelo Aedes aegipty continue se manifestando. A dona de casa Ana Lúcia Gomes Santos, de 50 anos, é de Poá e tem até uma receita caseira de repelente para espantar a dengue. "Eu só preciso de meio litro de álcool, um pacote de cravo da índia e óleo corporal. Deixo tudo em um pote por três dias e depois uso o produto nas crianças. Nenhum mosquito chega perto", revelou. Além da alternativa caseira, ela também toma todos os cuidados para evitar a manifestação do aedes aegipty. Ana garantiu que não deixa nenhum material que possa acumular água no quintal.
A dona de casa Odete Souza, 62, gosta de cultivar plantas em casa e precisa ter a atenção dobrada para evitar água parada. "Eu faço o que posso para não deixar água parada. Estou colocando areia nos pratos dos vasos", contou a moradora do bairro Dona Benta, em Suzano.
Há também aquelas pessoas que não cultivam plantas, mas nem por isso estão livres do risco. É o caso da operadora de caixa Zoraide Santana, 54, de Suzano. "Tomo cuidado para não deixar água parada no quintal e deixo a caixa d'água fechada".
Mas não adianta tomar todas as providências para evitar a dengue, se o vizinho não adota medidas preventivas. A dona de casa Genilda Souza, 66, afirma que reconhece o risco que tem em sua casa para o criadouro do mosquito, porém, garantiu que está apreensiva e buscando alternativas para não atrair o vírus. "Mudei de casa a pouco tempo e meu tanque acumula muita água. Vou cimentar para que isso não aconteça, pois fico preocupada com a situação", afirmou. "Adoto outras medidas para não deixar a dengue chegar perto. Sempre lavo os pratos das plantas para não deixar que vire foco".
Cidades
Dia de Doar: movimento global estimula a generosidade
Cidades
Alto Tietê conta com mais de 5,1 mil vagas de emprego
Cidades
CEV da Notredame visita hospital Santana e Clínica de TEA da operadora
Cidades
Inscrições para alunos fora da rede pública de Mogi das Cruzes estão abertas
Cidades
GCM de Itaquá recupera duas motos utilizadas em latrocínio em Suzano