A nova sede da Secretaria Municipal de Educação será entregue no dia 1° de setembro de 2016. As obras do prédio começaram nesta semana e contam com um investimento de R$ 5,4 milhões. O contrato firmado entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e construtora P.S Engenharia prevê que a construção leve 18 meses, mas o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) pediu a antecipação. Depois de entregue, a sede abrigará todos os setores e serviços da secretaria.
Com uma arquitetura moderna e cinco pavimentos, o prédio promete se tornar o novo cartão postal do município. "Esse prédio será a casa da Educação. Ele ficará em frente à Prefeitura, em uma área privilegiada com uma arquitetura muito bonita, mas, principalmente, uma sede com qualidade e conforto tanto para os servidores municipais quanto para a população. Com este novo prédio, a Prefeitura não paga mais aluguel em lugar nenhum", destacou Bertaiolli.
O prédio contará com oito vagas de estacionamento subterrâneo e dois elevadores. A área total construída é de pouco mais de 2,3 mil metros quadrados. A Secretaria de Educação é uma das maiores pastas da cidade. Ao todo, 2.902 funcionários trabalham no setor. "O pedido para construção da sede é antigo. A secretaria cresceu junto com a cidade", avaliou a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal.
O secretário municipal de Obras, Claudio de Faria Rodrigues informou que a terraplanagem e o processo de escavação já foram iniciados. "O prédio terá uma entrada pela rua Olegário Paiva e outra pela avenida Narciso Yague Guimarães. Um diferencial é que ele foi projetado para ter a visão da serra do Itapeti", destacou.
O prefeito informou que a escola Professora Lourdes Prado Aguiar, no Jardim Esperança, vai passar por uma obra de ampliação. "Com as obras da avenida Julio Simões, ficou uma área remanescente que será convertida para aumentar o pátio", disse.
Bertaiolli informou que o novo Centro Cultural de Mogi ficará fechado às segundas-feiras para manutenção do prédio. Aos fins de semana, o espaço contará com uma programação especial, principalmente para atrair o público infantil. Ele será inaugurado em 4 de setembro. "Ao domingos de manhã, vamos fechar as ruas Flaviano de Melo e Paulo Frontin e transformá-las em ciclovias. Vamos devolver o centro para as pessoas", destacou.