A campanha de vacinação contra a paralisia infantil e multivacinação entrou na reta final. As crianças devem ser imunizadas nas unidades básicas de saúde até o dia 28. Pouco mais de 10 mil mogianos ainda não receberam a dose que garante a proteção contra a doença. A Secretaria Municipal de Saúde tem a meta de vacinar 95% das crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, o que representa 25.755, no entanto, até agora, 15.227 foram vacinados.
De acordo com a secretaria, o objetivo é alcançar a meta estabelecida até o final da campanha. Em Mogi, as mães têm até sexta-feira para levar os filhos, pois dia 31, último dia da campanha, é ponto facultativo em decorrência do aniversário da cidade.
Até agora, 59,12% crianças foram imunizadas em Mogi. O índice é superior ao registrado em outros municípios do Alto Tietê, perdendo apenas para Poá. A cidade de São Paulo, por exemplo, vacinou 42%.
Para tentar atrair as crianças que ainda não receberam as doses, a Secretaria de Saúde vai ampliar a divulgação da campanha para pais ou responsáveis pelas crianças de seis meses a cinco anos incompletos que ainda não receberam a vacina. A médica da Vigilância Epidemiológica, Tereza Nihei, destacou a importância de vacinar as crianças. "O ideal é que a imunização seja realizada o quanto antes para garantir a proteção coletiva", acrescentou. O último caso de paralisia infantil foi registrado no Estado em 1988. No entanto, países como o Afeganistão e Paquistão ainda têm registros da doença.
As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para mais informações, as pessoas devem ligar para o telefone 4798-6768.