A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Educação em parceria com a Comunidade Educativa (Cedac) e também a Fundação SM, promoveu na quinta-feira (13 de agosto), uma formação sobre o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para coordenadores pedagógicos de 24 escolas da rede municipal de ensino fundamental I e II. A reunião ocorreu no Anfiteatro do Palácio da Uva Itália. O encontro contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas.
As orientações foram ministradas pelos coordenadores técnicos pedagógicos, Cintia Luiza Correa de Almeida, do "Ensino Fundamental I", Elaine Aparecida de Souza Leal, de "Língua Portuguesa", e Reginaldo da Silva Oliveira, de "Projetos", ambos coordenam o "Ensino Fundamental II". A reunião teve como objetivo informar como o acervo metodológicos de professores deve ser melhor aproveitado pelos docentes.
Na oportunidade, os participantes da formação receberam um caderno de orientação para o uso pedagógico e formativo dos acervos do PNBE do professor, bem como para o embasamento nas capacitações realizadas pelos coordenadores aos educadores. Após ministrar todos os critérios, haverá um retorno para a Secretaria de Educação ferrazense, para ser lançado na plataforma do Cedac.
A titular da pasta, Valéria Eloy da Silva Kovac, ressalta a importância do programa em Ferraz, e acredita no avanço da educação nas escolas. "O programa vem para auxiliar nossos coordenadores pedagógicos e professores a ter um melhor desempenho na utilização do acervo metodológico e também na relação professor/aluno", afirma.
Para o prefeito de Ferraz, Acir Filló, é gratificante ser uma das cidades pioneiras a aderir o programa. "No Estado de São Paulo, apenas Ferraz de Vasconcelos possui o caderno de orientação para o uso pedagógico e formativo dos acervos do PNBE do professor. O programa é essencial para o desenvolvimento da educação ferrazense e assim formar pessoas com melhor qualidade de ensino", conclui.
PNLD
Também ocorreu a exposição de livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), de nove editoras. Segundo a titular da Secretaria de Municipal de Educação, Valéria Eloy da Silva Kovac, o objetivo do evento é de que os professores e gestores da rede das Escolas Municipal de Ensino Fundamental (Emefs) escolhessem por meio da análise, os livros para serem utilizados entre os anos de 2016 e 2018, nas 24 escolas da cidade.
A votação para a escolha dos títulos, será realizada pelos professores da rede a partir do dia 17 (segunda-feira). Após a escolha dos livros, a rede municipal terá um sistema unificado na rede. De acordo com a adjunta da pasta, Marlene Drulis de Oliveira, as escolhas dos livros são para todas as disciplinas ministradas para o 1° ao 5° ano. A definição do acervo será realizada até dia 30 deste mês.