A Câmara Técnica de Cultura do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) conheceu na última sexta-feira três editais do Ministério da Cultura: Cultura de Redes, Pontos de Mídia Livre e Pontos de Cultura Indígena. Os projetos foram apresentados por Tassia Toffoli, servidora que atua na Representação Regional de São Paulo do MinC, durante a 4ª Reunião Ordinária do grupo de trabalho.
Os três editais pretendem fomentar ações de entidades culturais, coletivos ou Pontos de Cultura de todo o País. O edital de Cultura de Redes, dividido em duas partes - rede local e rede nacional/regional -, vai mapear e premiar iniciativas de trabalhos culturais conjuntos, de entidades ou coletivos que se articulam em rede. O segundo edital, de Pontos de Mídia Livre, é voltado para iniciativas de comunicação compartilhadas e participativas por meio de diversas plataformas, como rádios e TVs comunitárias, zines, blogs, entre outras. O edital Pontos de Cultura Indígena é destinado a entidades culturais e comunidades indígenas e tem como objetivo valorizar e estimular iniciativas culturais. As inscrições para os dois primeiros editais vão até o dia 18 de agosto, já a de Pontos de Cultura Indígena vai até 1º de setembro.
Tassia destacou aos membros da Câmara Técnica de Cultura que a prestação de contas dos projetos premiados nos três editais será feita por meio de um relatório padrão simplificado ou do Termo de Compromisso Cultural. Mais informações sobre os editais e como se inscrever no site www.cultura.gov.br/editais2015.