A Prefeitura de Mogi das Cruzes deve iniciar até o fim deste mês, os serviços de avaliação preliminar e investigação confirmatória das águas subterrâneas no cemitério do distrito de Sabaúna. Os trabalhos, que resultam de um investimento de R$ 53.917,00, serão executados pela empresa CMA Ambiental Ltda,vencedora do processo licitatório. A previsão é de que a análise seja concluída em até 120 dias.
De acordo com o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, André Saraiva, a investigação cumpre uma determinação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). "A legislação que regulamenta os cemitérios é recente. Esta é a primeira vez que o cemitério de Sabaúna passará por tal investigação. Nós recebemos a notificação da Cetesb, pois trata-se de um cemitério antigo e também por sua localização, uma vez que a água da chuva que cai no local acaba escoando para o rio", explicou.
Saraiva informou que este processo é apenas uma primeira etapa. " O primeiro passo é fazermos esta análise preliminar. Se for constatado a contaminação da área em decorrência dos sepultamentos, será necessário um estudo mais detalhado, a fim de verificarmos o índice de contaminação e depois, num terceiro passo, elaborarmos um plano de intervenção. Mas, caso não seja constatado nenhum problema, a investigação é paralisada logo nesta etapa inicial", disse.