Suzano receberá hoje um novo médico estrangeiro para atuar nos postos de Estratégia em Saúde da Família (ESF) . Além dele, a prefeitura aguarda mais um profissional por meio do programa "Mais Médicos", já que a cidade perdeu três deles no ano passado. Segundo o secretário-adjunto de Saúde, Romero Lima, três médicos cubanos se desligaram da administração municipal em 2014, o que acabou interferindo no atendimento da população.
"Na verdade, Suzano não fez nada para perder esses médicos, eles simplesmente sumiram, foram embora, se desligaram da prefeitura. Tivemos que fazer uma readequação das agendas dos profissionais que restaram para que a população não fosse prejudicada", explicou Lima, durante reunião do Conselho Municipal de Saúde. Segundo ele, em todos os postos de ESF, pelo menos um médico está disponível. "Tínhamos dois em cada, e no caso daqueles que perderam um profissional, estamos cobrindo a demanda com o médico que ficou até que o quadro esteja completo novamente".
No início do mês, uma médica brasileira formada em Cuba foi contratada por meio do programa do governo federal e já está atuando na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim São José. "Até o final do dia receberemos um profissional estrangeiro, acredito que seja cubano, e ficamos aguardando o último, que já foi solicitado por meio do programa também", detalhou o secretário-adjunto.
Conselho
Ainda durante a reunião do conselho, Lima apresentou um balanço de ações do Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão (INTS), responsável pela gestão do programa Estratégia em Saúde da Família (ESF) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Suzano.
Segundo o secretário-adjunto, a organização social de saúde recebeu R$ 25,6 milhões em seu primeiro ano de atuação no município. Desse total, R$ 17 milhões foram custeados pela administração municipal. A cidade conta hoje com 23 equipes de ESF e cinco viaturas do Samu. "O pagamento do INTS foi feito mediante análise de 39 indicadores criados para avaliar os serviços prestados. Conforme levantamento feito por uma comissão técnica da secretaria, dos 39 indicadores, em 32 os resultados esperados foram alcançados", detalhou.