A partir de amanhã, será priorizado o atendimento de pacientes com quadros graves e gravíssimos no Pronto-Socorro Infantil do Hospital das Clínicas Luzia Pinho de Melo. A medida faz parte de um acordo firmado entre Estado e as prefeituras do Alto Tietê com o objetivo de aprimorar e proporcionar maior racionalidade à assistência em saúde para a população da região. Com isso, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes "Waldemar Costa Filho", no distrito de Brás Cubas, e o Complexo Pró-Criança, em Mogi das Cruzes, além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região, ficarão responsáveis pelo pronto-atendimento pediátrico.
Havendo necessidade, as unidades poderão encaminhar as crianças para o Luzia de Pinho Melo, que receberá, no PS Infantil, os casos levados por ambulâncias da rede pública, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Resgate.
"A medida reorganiza o atendimento pediátrico na região e permite que o Luzia possa atender quem mais precisa do serviço do hospital, que são as crianças com quadros mais graves e complexos", afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.
Em reuniões entre prefeituras e secretarias municipais de saúde no Alto Tietê, com diretores e equipes médicas do Estado, foram criadas estratégias que possam impactar de maneira positiva os atendimentos e trazer resultados que possam ser transferidos para outras áreas da saúde no Alto Tietê.
O Hospital de Clínicas Luzia de Pinho Melo é referência em alta e média complexidade em áreas como em neurocirurgia, cirurgia vascular, ortopedia e oncologia. A unidade atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).