Na próxima terça-feira (9), o Café com Mogi News traz mais um importante projeto social, com o Instituto Rita para Surdos - Núcleo de Estudo em Libras, que tem sede na Zona Leste de São Paulo, mas realiza suas ações em Poá. A convidada é a enfermeira aposentada Gilda do Carmo Dionizio de Souza, que está à frente da presidência do instituto, há aproximadamente dois anos. O episódio também conta a participação especial da intérprete de Libras, Andrea dos Santos Souza.
Promovendo inclusão e dignidade aos surdos, o Instituto atende gratuitamente crianças, adolescentes, adultos e idosos. Como explicou Gilda, a intenção é capacitar todos, não apenas a população surda, para que assim, seja estabelecido um espaço respeitoso e que dê voz aqueles que estão esquecidos na sociedade. “Qualquer empresário que queira abrir vaga para surdos, é só procurar o Instituto Rita para Surdos. Nós capacitamos seus funcionários para interagir com esse surdo dentro da empresa”, destacou a entrevistada.
Além do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), professores voluntários também ministram oficinas de artesanato para que os surdos possam ter uma fonte de renda. O intuito é que o projeto cresça cada vez mais, para que problemas recorrentes que surdos enfrentam sejam amenizados.
Gilda ainda destaca a importância de um olhar atento e empático, o que traz de sua carreira como enfermeira: “Na minha profissão, eu sempre aprendi a me colocar no lugar do outro. Quando eu me coloquei no lugar do surdo doeu demais, porque o silêncio doi. Eles vivem em silêncio a vida inteira, e eu me sinto porta voz deles. Gostaria que cada um se colocasse no lugar de qualquer deficiente”.
Saiba mais sobre o Instituto pelas redes sociais @instituto.ritasurdos, no Instagram, e Instituto Rita, no Facebook. Doações em dinheiro podem ser feitas pelo PIX: 38.232.978 /0002-32.
Café
O episódio completo, produzido com apoio da Padaria Tita, ficará disponível a partir das 10 horas da próxima terça-feira (9), no www.portalnews.com.br e no canal do Portal News no YouTube.
Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98.