O Café com Mogi News desta terça-feira (17) entrevista Bruna Eroles, influenciadora digital e youtuber, de 23 anos, que atua na área de moda, lifestyle e beleza. Desde o último ano do ensino médio, há cinco anos, ela vem construindo sua carreira na internet e já soma mais de 200 mil seguidores em suas redes.

Bruna relembra o início de sua trajetória, seu crescimento profissional, momento de destaque nos trabalhos, metas e dá dicas sobre como lidar com o mercado de influência. "Hoje em dia, para estar na internet, você tem que ter muita responsabilidade em cima daquilo no que vai falar, compartilhar, e na maneira que leva seu estilo de vida também", destaca.

No bate-papo, a influencer apresenta dicas para pessoas que têm interesse em ingressar no universo da criação de conteúdo, mas não sabem de que forma ou têm medo das críticas. "O principal conselho que eu tenho para dar é: antes de soltar o primeiro vídeo, blinde-se, porque terá comentários negativos", comenta.

 

Café com Mogi News: Conte quem é a Bruna Eroles; sua história, sua trajetória, como você se tornou essa influenciadora. 

Bruna Eroles: Sobre quem é a Bruna Eroles, acho que é uma pergunta mais profunda. Mas, eu sou influenciadora, formada em marketing, e tenho 23 anos. 

Eu trabalho como influenciadora já faz cinco anos, e o meu principal conteúdo entre as minhas redes sociais é moda, beleza e lifestyle, o meu estilo de vida; e eu gosto muito de compartilhar com as minhas seguidoras todas as minhas conquistas, toda a minha trajetória, sejam pontos positivos ou pontos negativos também. Acho que basicamente é isso. 

 

CMN: Você disse que já faz 5 anos que é influenciadora. Você começou no ensino médio?

Bruna: Comecei no terceiro ano do ensino médio.

 

CMN: E como foi essa experiência? Você tinha apoio de pessoas próximas, amigos e familiares?

Bruna: Então, na verdade esse é um ponto super importante, eu sempre tive muito apoio dos meus pais, e eu falo que eles são meus principais apoiadores. Por um bom tempo meus irmãos trabalharam comigo também. 

Então, eu sempre tive muito apoio dos meus familiares, e dos meus amigos também. Eu lembro que quando eu soltei meu primeiro vídeo no YouTube, todos os meus amigos compartilharam no Instagram e tudo mais. Então, eu sempre tive esse apoio.

Minha trajetória começou através do YouTube, porque eu sempre gostei de moda. Eu sempre gostei de beleza, e tem mulheres muito vaidosas na minha família. Minha mãe, minha madrinha, minha avó, que já faleceu, sempre foram mulheres muito vaidosas, e sempre incentivaram isso em mim. Quando eu comecei, fazia uns três anos que eu acompanhava muito YouTube; blogueiras como Bianca Andrade (Boca Rosa), Niina Secrets, Thássia Naves, Camila Coelho. Eram muitas influenciadoras, e eu falava: 'Eu tenho tantas dicas para compartilhar'

Eu estava no terceiro ano do ensino médio e falava: “O que que eu vou fazer da minha vida? Eu tenho que escolher uma faculdade” e eu não me identificava com nada para ser bem sincera. Eu pensei em fazer Jornalismo, pensei em fazer Direito, tanto que eu prestei vestibular para Direito, só que eu não me encantava por nada.

Era o verão de 2017 para 2018, e eu comentei com meu primo Júnior. Eu falei assim: 'Ju, eu queria tanto gravar vídeo para o YouTube'. Só que, na verdade, eu já tinha feito, em 2015, um blog e soltado um vídeo no YouTube, mas na escola, na época, eu tinha 15 anos, as pessoas criticavam, falavam de cantinho e cochichavam.

Acho que também tem a ver com a imaturidade. Eu não estava me sentindo confiante e eu desisti, parei. Fiquei uns 3 anos sem fazer e eu falei (para o primo Júnior): 'Ah, eu comecei, mas acho que eu não levo muito jeito para isso'. 

Ele falou: 'A gente vai começar, e vai começar amanhã. Você vai gravar e eu vou te ajudar'. Ele foi aprender a editar vídeo para mim. A gente nunca tinha gravado nada, nunca tinha editado nada, não sabia como fazer. Eu não tinha luz, então a gente gravou com flash.

Eu não tinha nada, e aí ele foi me incentivando, me ajudando. Então, acho que foi esse apoio principal, para dar o start. Desde então, eu nunca mais parei, e sempre tive constância. No começo, de uma vez por semana, e depois foi aumentando. 

 

CMN: Você lembra como foi seu primeiro vídeo?

Bruna: Lembro! Acho que, na verdade, o primeiro vídeo que eu soltei foi no Instagram, eu acho que tenho ele ainda no celular. Ele estava com flash, no fundo branco do meu quarto, e eu estava fazendo uma make para o ano novo. Só que nesse vídeo, eu não levo como sendo o meu primeiro. Meu primeiro (vídeo) mesmo, foi no YouTube, e eu acho que eu gravei “Como fazer uma pele glow”. Na época, usava tudo iluminado (na maquiagem); era aquele iluminador gritando. Eu sempre gostei, na maquiagem, da parte da pele; eu nunca fui dos olhos. Eu sempre fui da pele, então falei: “Bom, eu vou ensinar a fazer essa pele glow”. 

Eu lembro que esse vídeo teve muita visualização, por ter sido meu primeiro vídeo, porque era um assunto que estava em alta. 

Eu falava baixinho, era mais magrinha, com uma cara mais de menina. Não que hoje eu esteja com cara de mais velha, mas era uma cara de mais menina, e foi muito especial. Quando eu vejo esse vídeo hoje, eu fico super emocionada. E tinha aquela música do YouTube que toda blogueira usava, e ficou super legal. Foi o Júnior que editou para mim. 

 

CMN: Você começou com beleza e maquiagem, e hoje está mais voltada para a moda. Essa paixão pela moda foi caminhando no YouTube, com você vendo que se identifica mais com postagem de looks e combinações?

Bruna: Na verdade, eu acho que eu comecei mais focada em beleza, porque acho que era um assunto que estava muito em alta, e eu estava numa época apaixonada por maquiagem. Eu não podia ir no centro da cidade que eu queria comprar maquiagem. Então, acho que era a minha paixão do momento, mas eu sempre gostei muito mais de moda. 

Eu trabalhei, esse também foi um dos fatores, numa empresa que era focada em maquiagem, e eu trabalhava no marketing. A empresa trabalhava com outras influenciadoras também, e eu vi as outras influenciadoras, e falava: “Gente, eu não tenho esse talento todo para maquiagem”.

Na época, estavam usando umas maquiagens muito diferentes, coloridas; aquelas maquiagens com cut crease e delineado gráfico, e eu sempre gostei da maquiagem igual a que eu estou usando hoje. É o que eu sei fazer, que é uma pele, cílios; o básico com um delineador no máximo. As minhas seguidoras também falavam: “Bru você faz a mesma maquiagem”, e eu falava: “Gente, mas é o que eu gosto, é o que eu me sinto bonita. Eu não vou fazer um olho verde, eu não gosto”.

Aí eu falei: “Eu gosto de beleza, mas eu gosto de dicas de produtinhos de skin care, gosto de experimentar uma base nova, mas eu não queria fazer tutorial. Não era isso o que eu queria, só que naquela época, a internet era muito focada nisso; tinham os challenges (desafios), com aquelas maquiagens diferentes. 

Eu fui para o lado da moda, porque eu acho que eu senti que era mais o meu lugar, onde eu me identificava mais. Eu conseguia colocar até mais a minha criatividade em prática, e também foi uma estratégia de trabalho, que eu sentia que me daria mais retorno financeiro.

 

CMN: Você começou no YouTube, e conforme foi crescendo lá, depois você começou a postar no Instagram? Como que foi? 

Bruna: Eu comecei junto. Comecei no YouTube, e aí eu senti que para eu divulgar o meu YouTube, eu precisava postar no Instagram, então sempre usei os dois juntos. Eu comecei focada um pouco mais em beleza na época, e hoje em dia são mais vlogs, mais do meu lifestyle mesmo, é o estilo de vídeo que eu gosto de trazer para o canal. No Instagram, eu foco mais em moda, beleza, e dou algumas diquinhas. 

 

CMN: As pessoas precisam dessa proximidade mesmo, de ver o que você gosta, e você, nas suas publicações, mantém a sua essência. Eu acho que isso também acaba influenciando essa parte positiva.  

Bruna: Conversando com outras amigas influenciadoras também, elas sempre falam que o YouTube é o seu cantinho, como se fosse o clube do livro, onde você tem aquelas pessoas que estão sempre ali te assistindo desde o seu primeiro vídeo, até hoje. Elas gostam de acompanhar minha vida, e eu acho que eu mostro uma forma mais real.

No Instagram também, eu mostro o meu dia a dia, mas eu acho que é um pouco mais estético atualmente. Então, eu penso muito mais ali no feed, porque é o meu principal portfólio de trabalho, hoje em dia. 

Então, eu acho que no YouTube eu consigo ser mais eu, mostrar minha rotina, o que eu como, onde que eu vou, os perrengues, então eu compartilho muito mais, e aí eu sinto que quem está ali no YouTube são as minhas seguidoras fiéis, que gostam de mim. No Instagram também, mas eu acho que ali (YouTube) é como se fosse o nosso clubinho fechado. 

 

CMN: Inclusive, indo para essa questão da influência. Como você vê o mercado e o impacto que gera nas pessoas?

Bruna: Eu vejo como sendo muita responsabilidade, porque as pessoas não têm noção que não é só influenciar a comprar um óculos, por exemplo, mas é tudo. Você tem que pensar muito bem naquilo que você vai postar.

No começo, eu não tinha muita ideia da importância (da influência), porque eu era apenas uma menina. Eu estava começando. Imagine você ter sua vida exposta na faculdade, o seu relacionamento. É muita coisa, então não se tem noção, mas isso impacta muito na vida das pessoas, seja financeiramente, ou de outras maneiras também.

Hoje em dia, para estar na internet, você tem que ter muita responsabilidade em cima daquilo que você vai falar, daquilo que você vai compartilhar, na maneira que você vai levar seu estilo de vida também. Tudo isso é muito importante, e eu fico muito feliz e muito honrada em saber que tem seguidores que gostam de mim, que me acompanham, que gostam do meu conteúdo, se identificam e são influenciadas por mim, seja em algum comportamento na vida, seja pedindo conselho de relacionamento, ou seja comprando um produto que eu indico em uma publicidade.

Eu fico muito honrada, mas ao mesmo tempo, às vezes eu vou na terapia e eu falo: “Estou um pouco pressionada”. 

 

CMN: Você se lembra de algum trabalho que te marcou?

Bruna: Na verdade, eu não vou falar de um trabalho em si, eu vou falar de um momento na minha carreira. Infelizmente, foi um momento muito triste para a sociedade mundial, mas foi a pandemia, porque as marcas foram migrando do físico para o digital, então elas começaram a me procurar para fazer divulgações. Foi uma época em que eu falei: “Nossa, acho que agora dá para trabalhar 100% com isso”.

Antes, eu já ganhava financeiramente, já tinha meu dinheiro e uma certa independência. Só que acho que na época da pandemia eu tive muita procura, então foi um momento em que eu falei: “Nossa, acho que agora eu tô me concretizando na internet, principalmente aqui na cidade de Mogi”.

Muitas marcas que não estavam no digital começaram a me procurar, e de todos os nichos que vocês possam imaginar, desde roupa, até alimentos. Esse momento foi super legal para a minha carreira.

 

CMN: Quando você fecha uma parceria com uma empresa, você tem o contato prévio com ela?

Bruna: Sim, basicamente comigo, eu tenho uma assessora, que é a Bia. Ela cuida de todo esse contato comercial que as marcas têm com a gente. Se é uma marca que eu já conheço, por exemplo, eu trabalho muito hoje em dia com uma marca de produtos de skincare e beleza. Eu já conhecia essa marca, já tinha alguns produtos quando eles entraram em contato comigo. Eu falei: “É o match perfeito, eu já conheço e já adoro os produtos, então vai ser uma parceria incrível”. 

Quando é uma marca que eu não conheço, eu falo que gostaria de testar primeiro; que gostaria de ver se vai ter principalmente, com produtos de skincare e de cabelo, uma reação legal para mim, se vai dar certo, e assim a gente segue com a divulgação.

Sempre é feito esse primeiro contato. Eu gosto de testar o produto, porque não vale a pena eu indicar algo que não faz sentido para mim e que não vai dar certo. 

 

CMN: E acaba pesando muito. Para a marca, nem tanto, mas mais pra você que construiu tudo na sinceridade. 

Bruna: Com certeza! É uma credibilidade. Hoje em dia, eu falo muito mais não, do que sim.

Às vezes, a gente pensa que talvez financeiramente seria maravilhoso. A gente pensa em dinheiro, só que uma coisa importante nesse mercado de influenciadora, é que a sua credibilidade é o seu maior patrimônio. Se você perde, para você reconquistar é muito difícil. 

Então, não vale você ganhar x, y ou z de dinheiro, se daqui seis meses as pessoas perderem a credibilidade em você, para você conquistar, porque aí você não vai ganhar nada. 

 

CMN: Nesse mercado, é como se as pessoas estivessem esperando um tropeço, como vocês são figuras públicas.

Bruna: Sim, eu sinto isso também, e é uma coisa difícil de lidar, porque você tá ali, tentando e dando o seu melhor. Hoje em dia, meu trabalho é minha empresa, eu pago imposto. Eu tenho a Bia, que trabalha comigo, e toda uma estrutura de empresa. Algumas pessoas desejam coisas negativas, então é muito difícil de lidar, porque uma vírgula mal colocada te prejudica.

Tem que ser muito estratégica e saber pensar de uma forma que você seja humana, mas ao mesmo tempo profissional, e assim você fica naquela corda bamba, de que não pode cair para lá e nem para cá, buscar sempre o equilíbrio.

 

CMN: Nesse mundo de influência, a gente vê, como a Boca Rosa, a Mari Maria, que elas cresceram e fizeram uma coleção de maquiagem ou criaram uma marca. Você pensa em algum dia lançar uma marca de roupa ou tem algum outro projeto para o futuro?

Bruna: Sim, penso muito em abrir uma marca de roupa, desenvolver do zero, fazer toda a parte de criação, desenvolvimento das peças, mas não é algo que eu penso por agora, porque eu gostaria muito de me estabilizar como influenciadora, ser mais reconhecida, crescer mais. Então, é uma coisa que eu penso, mas não por agora. É uma coisa que no futuro faz parte dos meus planos e eu sei que vou amar.

 

CMN: Este ano você tem alguma meta para alcançar nas redes?

Bruna: Olha, eu já fui mais ligada nisso. Eu estou em uma fase que eu mudei, sai da casa dos meus pais, estou morando sozinha, sabe quando você não consegue pensar em mais nada além disso? Estou concentrada em fazer a mudança por completo, terminar o ano com isso redondinho.

No começo do ano eu já bati 100 mil no YouTube e no Instagram, então já foram marcos bem importantes para a minha carreira. Estou super feliz com os números que estou conquistando, principalmente com o engajamento, cada vez mais seguidoras gostando, comentando, interagindo. Eu espero que mantenha e cresça.

 

CMN: Como tem sido essa nova fase, de mudança de casa?

Bruna: Estou em uma fase em que estou quase pirando, porque é muita coisa para lidar. Lidar com uma obra, fornecedores, trabalho, vida pessoal, médico, relacionamento, família, enfim, está sendo bem difícil, mas está sendo uma fase gostosa.

 

CMN: Como é a sua rotina? Você tem a Bia, que é a sua assessora, ela te dá esse suporte na parte comercial, mas você vai estipulando os horários para as coisas? E a sua demanda, do dia?

Bruna: Eu tenho uma demanda que eu considero expressiva, comparada a algumas outras pessoas que eu conheço, porque hoje eu crio conteúdos diferentes para três redes sociais, Instagram, TikTok e YouTube. Eu não replico esses conteúdos, gosto de fazer diferentes, então todos os dias têm TikTok, postagens no feed (Instagram), stories e duas vezes por semana no YouTube.

Basicamente, de segunda a sexta eu me dedico 100% para o meu trabalho, crio conteúdo e gravo tudo, e no fim de semana eu tento dar uma desligada. Se você reparar, eu sempre dou uma ‘sumidinha’ para eu conseguir voltar para a segunda-feira com as energias recarregadas.

No fim de semana eu fico com a minha família, saio com o meu namorado, vejo minhas amigas, durmo, eu gosto muito de dormir, durmo bastante. Mas agora, por recomendação dos meus médicos, eles pediram para fazer uma academia, terapia, coisas assim.

Eu me dedico e me cobro muito, se eu deixo de fazer terapia, aquilo vira um turbilhão e eu falo “não pode”, então eu preciso lidar melhor com isso.

 

CMN: Você já fez alguns trabalhos que te deixou frustrada, chateada?

Bruna: Já, com certeza, de você estar no olho do furacão e aparecer um trabalho super legal, só que você não consegue dedicar 100% sua atenção naquilo e não sai o resultado que você queria. Eu estou tentando olhar de uma maneira mais leve, vamos ver se eu consigo.

 

CMN: Para finalizar, tem muita gente com vontade de entrar nessa área de influência e, ao mesmo tempo, outras pessoas com preconceito, que julgam bastante. Qual é o seu conselho?

Bruna: Acho que o principal conselho que eu tenho para dar é: antes de soltar o primeiro vídeo, blinde-se, porque vai ter comentários negativos, não serão todos que vão te apoiar. As pessoas vão criticar e vai ter burburinhos.

Não deixe isso te afetar. Eu sei que é difícil, porque às vezes você está mais sensível, mais fragilizada, mas isso é muito importante. Eu vejo que se eu tivesse ligado para alguns comentários cinco anos atrás, eu não teria conquistado nada disso tão nova. Eu acho que as pessoas precisam, antes de tudo, blindar-se.

Depois, criar constância. Mesmo que você não ganhe um real, nem um recebido, um lanche, nada, mas crie constância. Poste todos os dias no Instagram. Se você vai começar no YouTube, poste pelo menos um vídeo por semana, porque é isso que faz com que você crie proximidade com o seu público. Ele está esperando por você, ele abre o Instagram e quer ver sua ‘cara’ nos stories, seu post, alguma coisa para inspirar, seu vídeo no YouTube.

Tem muitas influenciadoras que não têm números estratosféricos, mas elas estão ali todos os dias. Por exemplo, a Virgínia Fonseca, que chegou no auge da carreira como influenciadora, já é milionária, mas está ali todos os dias postando a vida dela inteira. É isso que faz com que ela chegue cada vez mais em números estratosféricos.

 

CMN: No começo você também tem que criar essa constância para identificar o seu público.

Bruna: Exatamente, é super importante para criar uma rotina, tanto para você quanto para o seu público, para ele te conhecer, saber seus horários, sua vida, o que você faz. Então, basicamente, as minhas seguidoras já sabem como funciona a minha rotina. Tem dias que eu vou para o beach tennis, o dia em que eu saio para jantar com o meu namorado. Isso faz com que elas se sintam presentes na sua vida e criem um vínculo maior. Isso vai te trazer resultados incríveis, seja de proximidade ou financeiro.

Saiba mais sobre os trabalhos de Bruna Eroles no Instagram (@brunaeroles_) e YouTube (https://www.youtube.com/@BrunaEroles).


*Texto supervisionado pelo editor.