O Café com Mogi News terá, excepcionalmente, dois novos episódios nesta terça-feira, às 10 horas, com Jefferson Leite, dono da Zoomédica, que trabalha com animais silvestres e pets "não convencionais"; e Lynnah Cassarini  e Mylena Brito, do projeto Acredita Poderosa, que presta apoio a mulheres que sofrem violência doméstica.

O Dr. Jefferson, médico veterinário, contou sua trajetória e algumas histórias inusitadas que vivenciou. Além da clínica, ele trabalha no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Mogi das Cruzes. O especialista detalha os riscos que animais silvestres podem trazer ao ser humano, mesmo que pareçam inofensivos, como o bicho preguiça.

"A gente sempre orienta as pessoas a não tentar pegar, capturar, principalmente sem conhecimento. Uma simples ave, por exemplo, um urubu, que é um bicho que parece ser uma ave fácil de conter, pode agredir e vai se defender, óbvio. Ele tem uma força no bico que pode causar lesões mais graves. O pessoal acha que a preguiça é um bicho tranquilo, mas ela oferece risco e pode machucar alguém. A gente orienta: se vir um bicho atravessando a pista, não tente manipular, não tente pegar, porque ela vai se defender. Ela não sabe que você está querendo ajudar, ela vai tratar aquilo como um predador, vai tentar se defender e nessas horas pode acontecer um acidente mais grave", disse Leite.

Lynnah, coordenadora e mentora do projeto Acredita Poderosa, policial civil com experiência na área penal, e Mylena, advogada criminalista, contam na entrevista a importância da orientação e apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. "Na delegacia, eu já acompanhei muitos casos, onde as pessoas não tinham orientação e hoje a Lei Maria da Penha nos traz bastante avanços no sentido de amparo para as vítimas. O projeto é a orientação e conscientização dessas pessoas acerca da violência doméstica", destaca Lynnah.

"A gente tem muita história para contar. A conscientização é o ponto de partida do projeto, da gente conseguir mudar o pensamento das pessoas, justamente porque os meus atendimentos com vítimas de violência doméstica é sempre assim: elas sempre têm a mesma narrativa, por exemplo 'ah, mas ele não me bateu'. E a Lei abrange vários tipos de violência. Violência física é uma delas, mas tem outros tipos", explica Mylena.

O Café com Mogi News, que conta com o apoio da Padaria Tita, traz histórias de superação e exemplos da comunidade. Os dois novos episódios estão disponíveis em formato de texto e vídeo no www.portalnews.com.br

Acompanhe também outros entrevistados dos episódios anteriores do Café com Mogi News, como Cláudio Neto, da Trupe do Riso; Lenita Kelly de Oliveira e Maria Helena de Freitas, ambas do Projeto Guerreiras; Dr. Álvaro Isaías Rodrigues, do Centro Oncológico, idealizador do projeto em referência ao Outubro Rosa, entre outras entrevistas. 

*Texto supervisionado pelo editor.