O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) emitiu um alerta à população sobre tentativas de golpe envolvendo falsas notificações de multa deixadas em veículos estacionados. Segundo o órgão, esse tipo de infração é de competência dos municípios, como é o caso da capital paulista, onde a aplicação das penalidades por parada e estacionamento é responsabilidade da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Portanto, o Detran-SP não emite autuações dessa natureza.

O Detran também reforça que todas as notificações oficiais são enviadas exclusivamente pelos Correios, para o endereço cadastrado no sistema do motorista. Essas cartas não contêm valores a serem pagos diretamente, mas sim um QR Code que direciona o condutor ao site do Detran-SP. Lá, o cidadão pode acessar os detalhes da infração, saber como recorrer e obter informações sobre o pagamento.

Importante destacar que o QR Code utilizado pelo Detran-SP nunca deve ser usado para efetuar pagamentos. Caso o motorista receba qualquer código com essa finalidade, a recomendação é que desconsidere a cobrança, pois pode se tratar de tentativa de fraude. Informações sobre multas também estão disponíveis pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Desde o ano passado, o Detran-SP adotou o talonário eletrônico para registrar infrações, medida alinhada à política de digitalização e sustentabilidade do Governo do Estado. Com o fim do uso de papel, a economia estimada chega a R$ 6 milhões por ano.

Em casos de suspeita de golpe, a orientação é registrar um boletim de ocorrência na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil, pelo site delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br. Também é possível encaminhar denúncias por meio da plataforma Fala SP, escolhendo a opção Detran-SP.