Charmoso e de porte atlético, Rodrigo Lombardi acumulou alguns personagens do tipo galã no currículo. Como o Raj, de "Caminho das Índias"; o Théo, de "Salve Jorge", e o Alex, de "Verdades Secretas", entre outros. Talvez por isso ele se mostre tão empolgado ao interpretar o rústico Ernesto Rosa, na primeira fase de "Velho Chico", próxima novela das 21 horas.
Assim que foi convidado para atuar na novela de Benedito Ruy Barbosa com direção de Luiz Fernando Carvalho, Lombardi nem precisou pensar para aceitar participar do projeto. Até porque a mesma dupla havia sido responsável por colocá-lo em um lugar como intérprete pouco visto pelo público até então, em "Meu Pedacinho de Chão". 
Natural de São Paulo, o ator estreou na tevê em "Meu Pé de Laranja Lima", exibida pela Band em 1998. O primeiro personagem na Globo veio só em 2005, quando interpretou Zoltar em "Bang Bang". Mas foi a partir de "Caminho das Índias", de 2009, que a carreira de Lombardi se solidificou de vez. E, em seguida, escalações para personagens principais se tornaram uma constante. "Mas o Ciro Feijó, de 'Desejo Proibido' é um personagem que eu tenho um carinho imenso e pouca gente cita", observa.
Pelo Brasil
As gravações da primeira fase de "Velho Chico" foram uma experiência de vida para Lombardi. Isso porque o ator teve a oportunidade de visitar lugares do Nordeste que talvez não iria se não fosse pelo trabalho. "As locações são inimagináveis. Descobri um Brasil que eu não conhecia", surpreende-se. Parte do elenco e equipe de produção viajaram para o interior de Alagoas, Bahia e Rio Grande do Norte.
Quando terminar as gravações de seu personagem em "Velho Chico", o ator já está com trabalho engatilhado. Ele vai começar a rodar um longa de Paulo Sacramento sobre a rotina de pessoas que trabalham em uma plataforma de petróleo. "A grande ideia é mostrar a vida dentro de um lugar que a gente não imagina como é. Espero que isso aguce a curiosidade das pessoas porque é muito interessante. Acabei de fazer o curso de primeiros socorros, de salvatagem (segurança de plataforma) e de acidente de helicóptero para poder embarcar", revela. ("Velho Chico", Globo. Estreia dia 14, às 21h20).