Entrar no meio de uma novela tem lá os seus percalços. Deborah Evelyn sabe bem disso. Tanto que chegou a pensar que enfrentaria algum tipo de dificuldade por começar a interpretar Kiki, em "A Regra do Jogo", tantos capítulos depois da estreia da trama de João Emanuel Carneiro. "É difícil. É no começo de uma novela que a coisa se estabelece, tanto o grupo de trabalho quanto a energia, a maneira que vai ser. E eu não peguei nada disso", pondera. Mas o dia a dia de gravações se revelou bem mais tranquilo do que a atriz esperava. Principalmente por conhecer boa parte do elenco com que contracena. 
A entrada da personagem marcou uma grande virada na história. Foi depois que Kiki apareceu que a identidade do misterioso Pai foi revelada. Mas Deborah já sabia, desde antes da estreia, que Gibson, interpretado por José de Abreu, seria o líder da facção criminosa. Foi durante uma conversa com o próprio autor que a atriz se inteirou de alguns detalhes e recebeu a notícia de que seu papel seria responsável por conduzir o enredo principal a partir de sua aparição. 
Na trama, Kiki foi sequestrada pelo próprio pai, Gibson, e mantida em cárcere por vários anos por Zé Maria, de Tony Ramos. Mas ela acaba desenvolvendo a síndrome de Estocolmo e se apaixona por seu algoz, com quem tem uma filha. "Estamos falando de uma coisa muito interessante e que nunca foi falada em novela, que é a questão da síndrome de Estocolmo. O que faz da Kiki uma personagem muito mais complexa", avalia.
Para entender o contexto em que seu papel está inserido, Deborah apostou em muitas leituras sobre o assunto. Leu livros que relatam casos famosos, como o da menina austríaca que foi sequestrada pelo pai e ficou presa durante 24 anos. E também se aprofundou no caso de Natascha Kampusch, que foi sequestrada aos 10 anos e mantida em cativeiro até os 18. "Fiquei muito impressionada. A pessoa sequestrada tem medo, acha que os outros vão culpá-la por não ter fugido antes. O mundo lá fora vira assustador", salienta.  ("A Regra do Jogo", Globo. De segunda-feira a sábado, às 21h20).