Adaptar para o vídeo a narrativa de "Grande Sertão: Veredas", clássico de Guimarães Rosa, foi um dos grandes projetos de Walter Avancini. No final de 1984, Daniel Filho topou a empreitada. Em 25 episódios, exibidos há exatos 30 anos, "Grandes Sertão: Veredas" mostrou o potencial da Globo para superproduções.
Ambientada no início do século XX, a minissérie retrata a trajetória de Riobaldo, protagonista de Tony Ramos. Andarilho de Minas Gerais, ele está na luta armada das tropas federais contra os jagunços locais. No entanto, em uma das batalhas, reconhece seu melhor amigo Diadorim lutando com os inimigos. A reaproximação dos dois faz Riobaldo abandonar as tropas e comprar as reivindicações dos jagunços. O que ninguém desconfia é que, na verdade, Diadorim é Maria Deodorina, personagem de Bruna Lombardi.
No elenco, além dos saudosos Mário Lago, Yoná Magalhães e Ana Helena Berenger, estavam nomes como Tarcísio Meira, Ney Latorraca, José Dumont e Taumaturgo Ferreira, entre outros atores. Para eles, a principal lembrança da minissérie reside na experiência de viver no sertão ao longo dos 90 dias de gravação.