Os anos dedicados à atuação e a trajetória que conseguiu construir dentro da Globo rendem a Taís Araújo uma boa dose de autonomia. Empolgada em fazer apenas projetos coerentes com sua carreira, a atriz viu em "Mister Brau" a chance de diversificar. "Por muito anos, eu direcionei minha carreira para as novelas, o que eu realmente gosto muito. Mas, se existe a possibilidade de fazer coisas diferentes, certamente vou querer me envolver. Vi nascer o projeto do Brau e ele carrega uma ousadia que sempre me encantou", conta a intérprete da destemida Michele.
Em cena, Taís não esconde que se sente em casa. Afinal, ela está na companhia de Lázaro Ramos, seu marido desde 2006. A série, inclusive, nasceu da vontade da dupla de trabalhar junto e sob o texto do premiado roteirista e cineasta Jorge Furtado. "Eu tinha acabado de ter minha filha quando soube que o projeto foi aprovado. Foi uma correria pra dar conta de tudo", entrega.
Nas sequências da série dirigida por Maurício Farias, Taís surge exuberante e em plena forma na pele da dançarina e empresária do protagonista. Nos bastidores, no entanto, o projeto foi uma "prova de fogo" para a atriz. "Abri mão de dois meses da minha licença-maternidade para voltar ao meu corpo. 'Mister Brau' não é só chegar no estúdio e atuar, a série demanda muito do elenco", justifica ela, que fechou a boca e se jogou no complexo processo de preparação para viver Michele, que envolveu muita disciplina em aulas de diversos estilos de dança. 
Na mistura de passos africanos e coreografias pop, Taís adquiriu desenvoltura e o tom certo da sensualidade da personagem. "A música é parte muito importante desse projeto. Ter isso como inspiração aconteceu de forma natural e acho que não poderia ser diferente", ressalta. A figura poderosa e o tino para os negócios de Michele, presentes desde a sinopse de "Mister Brau", completaram as referências de Taís. Com discurso engajado, a atriz se mostra muito ciente da representatividade, não só dos negros, mas da cultura das periferias que está presente na produção. "São assuntos que precisam estar em pauta. Acho que a série passa esse recado de forma muito coerente e necessária", aponta.
Carreira
Aos 36 anos, a atriz carioca vive um momento intenso na carreira. Atualmente, se divide entre as gravações de "Mister Brau" e as apresentações do espetáculo "O Topo da Montanha", onde também divide cena com Lázaro Ramos. "O bom disso tudo é que a gente vai conseguir organizar melhor as férias", brinca. Cumprindo temporada em São Paulo, a peça é um sonho antigo do casal e aborda os últimos momentos de vida do ativista Martin Luther King. "Existe o contexto histórico e político, mas o texto quer mesmo é fazer o público refletir sobre a importância da igualdade e do amor", resume Taís, que tem planos de rodar o País com o projeto. ("Mister Brau", Globo. Terça-feira, às 22h30).