Algumas novelas captam a realidade de forma muito particular. Exibida há exatos 40 anos, "Pecado Capital", de Janete Clair, é um desses casos. Sabendo da eficiência de Janete, diante da censura a "Roque Santeiro", a Globo escalou a autora e ela criou o taxista Carlão para Francisco Cuoco, o empresário Salviano para Lima Duarte e a mocinha proletária Lucinha para Betty Faria - que interpretariam Roque Santeiro, Sinhozinho Malta e Viúva Porcina, respectivamente. 
Na história, Lucinha e Carlão são noivos. Ela trabalha como operária de uma grande confecção e ele é taxista. O primeiro capítulo apresenta um assalto a um banco e o fruto desse roubo, uma mala contendo uma pequena fortuna é esquecida no táxi. A partir daí, o protagonista se torna um anti-herói com a dúvida de usufruir ou devolver o dinheiro. Uma das cúmplices do assalto, Eunice, de Rosamaria Murtinho, descobre e se aproxima dele. 
Ambientada no Méier, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, a novela foi dirigida por Daniel Filho e Jardel Mello, e teve no elenco nomes como Débora Duarte, Mário Lago, Luiz Armando Queiroz, Maria Pompeu, Dennis Carvalho e André Valli.