O universo da teledramaturgia é bastante fechado. Nos papéis de destaque, principalmente, é comum ver rostos repetidos com apenas uma ou duas novelas de distância. Alexandre Nero, protagonista de "Império" e de "A Regra do Jogo", é um exemplo disso. No entanto, novas apostas aparecem vez ou outra. Felipe Simas é a próxima "bola da vez". O ator, que estreou na última temporada de "Malhação", vai ser um dos protagonistas de "Totalmente Demais", que substitui "I Love Paraisópolis" a partir do dia 9 de novembro. 
Produtos "menores" das emissoras, como séries e minisséries, são grandes vitrines para novos atores. No entanto, outras plataformas como teatro e canais a cabo também servem para que eles possam mostrar seu trabalho. Silvio de Abreu conta que "Saramandaia" e "Sessão de Terapia", do GNT, foram os principais motivos para chamar Sérgio Guizé para protagonizar "Alto Astral". E o desempenho de Guizé, inclusive, fez com que ele garantisse sua presença em "Êta Mundo Bom". 
Para a adaptação do fenômeno mexicano "Rebelde", na Record, o diretor Ivan Zettel teve de buscar seis jovens desconhecidos. , Arthur Aguiar, Mel Fronckwiak, Chay Suede, Lua Blanco, Sophia Abrahão e Micael Borges foram escolhidos para os papéis principais. Para Margareth Boury, que assinou a adaptação, a renovação é um processo saudável dentro da teledramaturgia. 
O SBT passou por um processo parecido para adaptar a também mexicana "Carrossel". Para os remakes de "Chiquititas", "Patrulha Salvadora" e a atual "Cúmplices de um Resgate", a emissora aproveitou muitas de suas descobertas. Reynaldo Boury, que dirigiu as produções, enxerga em Larissa Manoela, que vive as gêmeas Manuela e Isabela em "Cúmplices", a grande aposta para a teledramaturgia do canal. (T.P.)