Seja para criar o clima certo ou embalar histórias de amor, a trilha sonora sempre valoriza e está a favor da teledramaturgia. No entanto, ela adquire papel fundamental e status de protagonista em produções com teor musical mais elaborado. Títulos atuais como "Mister Brau", da Globo, e "Cúmplices de um Resgate", do SBT, mostram a força de canções que não apenas servem para sonorizar as tramas, mas contam uma parte da história. "Quando a ideia sobre a vida e a carreira de Brau começou a tomar forma, a equipe toda se preocupou com a qualidade e o apelo popular das canções. Tudo deveria confirmar o êxito que o personagem tem na história", explica Jorge Furtado, idealizador da série protagonizada por Lázaro Ramos.  
O mesmo esquema tomou conta da equipe de "Cúmplices de um Resgate", do SBT. A adaptação brasileira da trama mexicana conta com músicas novas e muitas versões que foram produzidas para a novela. Seguindo a mesma linha dos remakes de "Carrossel" e "Chiquititas", a trilha sonora original de "Cúmplices de um Resgate" foi estrategicamente pensada para ter uma carreira complementar à trama. 
A mesma visão de mercado aconteceu com a versão brasileira de "Rebelde", exibida pela Record, entre 2011 e 2012. Seguindo o mesmo destino dos jovens do grupo original, além de atuar na novela, os integrantes da banda fictícia fizeram uma turnê pelo País. A internet é uma grande aliada quando o assunto é "bombar" as músicas feitas de forma exclusiva para os personagens. Tanto é que "Vida de Empreguete", grande hit do trio formado por Leandra Leal, Taís Araujo e Isabelle Drummond em "Cheias de Charme", da Globo, estreou direto na web. (T.P.)