A juventude está na ordem do dia na tevê. No entanto, na base do talento e carisma, alguns intérpretes conseguem driblar as barreiras e limitações da idade para se destacar no vídeo. Protagonista da atual "A Regra do Jogo", Alexandre Nero estreou na televisão em "A Favorita", de 2008, aos 38 anos. Angariando cada vez mais respeito de autores e diretores, além de apelo popular, ele se destacou três anos mais tarde em "Fina Estampa". E, mais recentemente, foi escolhido por Aguinaldo Silva para ser protagonista absoluto de "Império", trama das nove exibida no ano passado. 
Colega de elenco de Nero em "A Regra do Jogo", Marcos Caruso também foi outro que demorou a se destacar na televisão. Autor e diretor premiado no teatro, ele participou de diversas tramas desde sua estreia, com um pequeno papel em "Aritana", uma das últimas novelas exibida pela Tupi, em 1978. No entanto, faltava o personagem certo para comprovar a verve cômica que Caruso sempre demonstrou nos palcos. Isso só aconteceu quando o ator tinha acabado de fazer 60 anos, com o sucesso do intrépido Leleco de "Avenida Brasil", de 2012. 
Um personagem pode de fato sacudir carreiras já acostumadas a trabalhos de tintas mais coadjuvantes. E, a partir desse destaque, o mais importante é manter uma linha seletiva por bons personagens. Sucesso como a vilã Yunet em "Os Dez Mandamentos", Adriana Garambone se mostra surpresa não apenas com a repercussão de sua personagem, mas da novela como um todo. Aos 45 anos, ela vibra com a projeção nacional que conseguiu com a personagem. 
Dramas e exageros acabaram por render mais trabalho para Ana Beatriz Nogueira, de 47 anos. No ar como a Emília, de "Além do Tempo", ela ganhou destaque com a tresloucada Ilana, de "Caminho das Índias", e depois pela problemática Eva, de "A Vida da Gente". (T.P.)