João Emanuel Carneiro já foi mais cuidadoso. No ar com a aguardada "A Regra do Jogo", o autor parece não conter sua ansiedade. Há tempos, ação é o ingrediente principal de suas tramas. Basta lembrar de "A Favorita" ou "Avenida Brasil". No entanto, a cada novo trabalho, ele vai apostando no formato direto e reto de sua dramaturgia. Isso fica muito óbvio nos primeiros capítulos da novela. Carneiro passeou pelos núcleos principais sem conseguir ir além da "capa". E encontrou a parceira perfeita para essa empreitada: Amora Mautner.
Experiente e inquieta, Mautner trabalhou ao lado de muitos diretores de renome da casa, casos de Dennis Carvalho e Ricardo Waddington. Ao que tudo indica, foi deste último que ela herdou sua "queda" por cenas ágeis e grandiloquentes. "A Regra do Jogo" carece de delicadezas. Mas, por sorte, a produção tem atores capazes de conseguir indicar a história por trás do que é mostrado. 
O autor conta com o eficiente Alexandre Nero na pele de Romero Rômulo. Hábil em criar tipos femininos de forte impacto, o autor tem grandes mulheres em cena. Destaque para a dobradinha entre Cássia Kis e Vanessa Giácomo. As duas valorizam a produção. ("A Regra do Jogo", Globo. De segunda-feira a sábado, às 21 horas). (T.P).