Em 1985, ao ler um artigo médico, Glória Perez teve sua curiosidade aguçada pela possibilidade de um mulher que não pudesse ter filhos conseguir gerar uma criança a partir da fertilização de um óvulo, com o desenvolvimento do feto na barriga de outra mulher. Assim surgiu uma nova trama. Além do caráter médico, a linha dramática da novela percorreria os conflitos que esse tipo de procedimento poderia gerar. Recusada em 1986 e 1989, a trama de "Barriga de Aluguel" despertou o interesse após a boa repercussão da minissérie "Desejo", de 1990, assinada por Glória.
Na trama, Ana e Zeca, de Cássia Kis Magro e Victor Fasano, formam um casal, que, após diversas tentativas, recebem o diagnóstico de que Ana não poderia gerar uma criança. Sob a indicação d e Álvaro Barone, médico interpretado pelo saudoso Mário Lago, o casal acatou a ideia de recorrer a uma barriga de aluguel. É nesse momento que eles conhecem Clara, de Cláudia Abreu. 
Com história forte, poderoso núcleo cômico e o usual tom popular de Glória Perez, "Barriga de Aluguel" se tornou um dos maiores sucessos do horário das seis. A novela reuniu um elenco de nomes famosos da época, como Eri Johnson, Renée de Vielmond e Beatriz Segall.