Trafegar com os faróis ligados na estrada durante o dia é comum em países da Europa e nos Estados Unidos. Agora, deve se tornar prática obrigatória no Brasil. Essa mudança no Código Brasileiro de Trânsito foi aprovada na Câmara, em 2015, e encaminhada ao Senado. O texto atual obriga o uso dos faróis baixos durante o dia só em túneis; nas rodovias, há apenas recomendação de ligar o sistema.
A mudança na lei tem o objetivo de aumentar a segurança nas vias. Com os faróis ligados, o carro fica mais visível, independentemente das condições de luminosidade.
Em situações onde o motorista precisa contar mais com a visão periférica, as luzes acesas chamam muito mais a atenção e podem evitar acidentes graves em cruzamentos ou alças de saída e entrada de diferentes pistas, por exemplo. "Em rodovias de mão dupla, o farol baixo é extremamente eficaz para identificação dos veículos no sentido contrário", explica o diretor de segurança viária da AEA, Vilson Tolfo.
A prática pode ser encarada como questão de bom senso, já que ser visível nunca é demais. No entanto, a recomendação é apenas para o farol baixo. A luz alta, mesmo de dia, também pode ofuscar outros motoristas. Para Tolfo, o único senão é para as montadoras, que deverão se certificar sobre a durabilidade das luzes, que serão usadas com mais frequência.
Luzes diurnas
Vários carros, principalmente os europeus e americanos, trazem de série as luzes diurnas, que se acendem imediatamente quando o carro é ligado.
No Canadá, esse sistema é obrigatório desde 1989, enquanto a Europa só regulamentou o equipamento para veículos leves em 2011
Nos Estados Unidos, as luzes diurnas não são obrigatórias, mas praticamente todos os carros as têm, por economia de escala, para atender também a exigências de outros países.