A Ford vai equipar o novo Fusion com um sistema inovador de iluminação LED desenvolvido para ampliar em até 62% a eficiência luminosa do veículo. Já presente na F-150, esse sistema usa a tecnologia chamada "crystal diamond light" que, além de menor custo, cria também um efeito psicológico importante, melhorando o bem-estar do motorista.
A nova tecnologia de iluminação LED usa lentes facetadas em formato de diamante para uma ampla distribuição de luz. Além do Fusion e da F-150, será aplicada agora em outros modelos da Ford.  
Os designers de iluminação automotiva sabem o impacto que a luz tem na psicologia humana. A irritação que muitos motoristas sentem ao chegar em casa depois de enfrentar um longo dia de trabalho e congestionamentos também é causada, em parte, pela iluminação ruim do automóvel e o modo como ela afeta psicologicamente o homem. "Sabemos que o nível e a homogeneidade da luz afetam o humor das pessoas", diz Arun Kumar, engenheiro especialista em ótica da Ford. "A iluminação mais eficiente ajuda a estabilizar a psique e também pode ter um impacto econômico e ambiental global."
Influência das cores
Na virada do milênio a Ford começou a atualizar a iluminação de cor verde do painel de instrumentos. O objetivo era escolher uma cor agradável, com maior qualidade de iluminação e bom contraste, tanto no entardecer quanto no anoitecer. Como homens e mulheres enxergam algumas cores de modo diferente, a tonalidade também tinha de ser aceita por ambos os sexos.
Vermelho e verde também são usados em sinalização de emergência. Para o painel dos carros da Ford os designers optaram pela cor azul "Ice Blue", que é percebida mais facilmente pelo olho humano.