A Volvo foi considerada a empresa mais sustentável do setor automotivo pelo Guia Exame de Sustentabilidade, da Editora Abril, pelo segundo ano consecutivo. A montadora se destacou pelo trabalho realizado pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), iniciado em 1987 e que, desde o ano passado, focou sua atuação no transporte comercial alinhado à visão Zero Acidentes adotada pelo Grupo Volvo.
Desde 2014, o PVST está desenvolvendo uma série de ações para engajar os públicos estratégicos no Zero Acidentes. Foram realizados oito seminários para discutir alternativas para a redução do número de acidentes envolvendo caminhões; a publicação do manual da ISO 39.001, norma que estabelece critérios para a implementação de um sistema de gestão de segurança viária nas empresas; e a produção do Atlas da Acidentalidade, um conjunto completo de informações sobre acidentes nas principais rodovias federais brasileiras que oferecem subsídios importantes para atuar na gestão da segurança.
A escolha das empresas mais sustentáveis para o Guia Exame de Sustentabilidade tem como base uma metodologia elaborada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces), da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. A análise das empresas para a escolha das mais sustentáveis é focada em quatro dimensões: geral, que aborda transparência e a governança da sustentabilidade dentro da companhia e o engajamento das partes interessadas; econômica, que avalia o planejamento, a gestão de riscos e oportunidades, o tratamento de ativos intangíveis e o desempenho das empresas; social, sobre políticas e práticas de relacionamento com diferentes públicos, como funcionários, fornecedores, clientes, consumidores, sociedade e governo; e ambiental, que analisa o compromisso com a preservação ambiental, com medidas como a gestão do consumo de água e de emissão de resíduos.