Com a chegada da versão longa, o A8, sedã topo de linha da Audi, passou a ter opção de motor V6. Tabelada a R$ 476.190, esta agora é a configuração de entrada do modelo alemão e a única da "família" com preço abaixo dos R$ 500 mil. Além dela, há a V8 com entre-eixos "normal", por R$ 559 190, e a W12 de entre-eixos estendido, que sai por R$ 780.190.
Com 5,26 metros, o A8 L, como é chamado, tem 13 centímetros a mais comprimento. Apenas de distância entre os eixos, são 3,11 metros.
Isso se traduz em espaço interno muito amplo, com total privilégio aos passageiros do banco de trás. São eles, muito mais que ao motorista, o público-alvo do modelo longo.
Duas pessoas viajam como se estivessem na primeira classe de aviões. Entre elas, há um console central com porta-objetos e no qual ficam os comandos para o sistema de refrigeração individual, bem como para a central multimídia (com navegador GPS), que traz também uma tela na parte traseira do encosto de cada banco da frente. O sistema traz leitor de DVDs, entre outras funções.
São duas poltronas reclináveis - por meio de comandos elétricos. Massageador e aquecimento do assento também estão disponíveis, bem como para os bancos da dianteira.
O console também pode ser recolhido. Isso abre espaço para um terceiro lugar na seção traseira do modelo.
Mesmo se forem três, os passageiros desfrutarão de amplo espaço para ombros, cabeça e, principalmente, pernas. A largura, de 2,11 metros, é a mesma das versões curtas.
Fora a maior "área quadrada", as diferenças ante as configurações "normais" são sutis. É o caso das saídas de escapamento, por exemplo, com formato trapezoidal no A8 L.
Na cabine, o acabamento é puro luxo, repleto de materiais de revestimentos nobres, como couro, alumínio e aço escovado, entre outros.
Mas estão longe do nível de um Bentley Flying Spur, que traz o mesmo motor W12 do Audi. E, apesar de os dois sedãs terem proposta voltada ao conforto dos passageiros, seus preços também são bem diferentes. O inglês é oferecido no Brasil por R$ 1,495 milhão.