O tema do Salão de Frankfurt deste ano foi algo como "mobilidade conectada", mas, na prática, está mais para "supremacia dos utilitários-esportivos". Os jipes se destacam entre os lançamentos mais importantes e até marcas de altíssimo luxo, como Jaguar e Bentley, se renderam ao sucesso desse tipo de carro.
As duas britânicas apresentam os inéditos F-Pace e Bentayga, respectivamente. O primeiro será vendido também no Brasil - a partir de 2016 - e o outro é o jipão mais sofisticado (e caro) de todos os tempos.
A força desses modelos é tamanha que até conseguiu ressuscitar a Borgward - 54 anos após a empresa deixar o mercado. Controlada pela fabricante chinesa de caminhões Foton, a marca alemã está lançando o BX7, utilitário como motor 2.0 turbinado de 224 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
Dos modelos, digamos, menos ostensivos, os destaques são a nova geração do BMW X1, que logo será feita no Brasil, e dois protótipos praticamente prontos para ganhar as ruas. A Toyota apresenta o C-HR, jipinho feito na medida para encarar o HR-V, da arquirrival Honda e Nissan levou o Gripz, que é a segunda geração do Juke.
Também compareceram à mostra o próximo Volkswagen Tiguan, que já está de malas prontas para o Brasil, e o GLC, que a Mercedes-Benz também lançará por aqui em breve.