O segmento de peruas, que andava meio esquecido no Brasil, acaba de ganhar uma boa novidade. Por R$ 159.900, a Mercedes-Benz C 180 Estate vem da Alemanha em versão única, Avantgarde, com motor 1.6 turbo a gasolina de 156 cv e câmbio automático de sete marchas.
Trata-se do mesmo trem de força da opção de entrada da quinta geração do sedã, lançada no País no meio do ano passado. Aliás, da grade até a porta traseira, a Estate é exatamente igual ao três-volumes.
Assim como no sedã, a atualização fez bem à perua. No visual, as lanternas, verticais na geração anterior, agora são horizontais e avançam pela tampa do porta-malas, formando um conjunto harmonioso.
Por R$ 17 mil a mais que o sedã, o comprador da Estate leva 1 cm extra no comprimento da carroceria (4,7 metros) e 10 litros no bagageiro (490 litros).
Pode parecer pouco, mas há espaço suficiente para as malas de cinco pessoas, que, aliás, viajam com bastante conforto.
O banco traseiro pode ser rebatido. Nesse caso a área para carga passa dos 1.500 litros.
A nova perua é 65 kg mais leve que a anterior. Graças, principalmente, ao uso de alumínio em cerca de 50% das peças de sua estrutura.
Ampla, a cabine tem ótimo acabamento. Traz revestimentos de couro e material emborrachado, agradável ao toque, além de metal escovado.
No carro avaliado os bancos tinham ajustes manuais. O painel é completo e os instrumentos, fáceis de ler. Já a tela multimídia, que mais parece um tablet, destoa do belo visual.
Entre os modos de condução há o normal e o Eco, que reduz consumo e emissões. Também é possível personalizar as respostas ao gosto do freguês.
O motor 1.6 turbo, em conjunto com o ótimo câmbio dá agilidade à perua. E, por causa da tração traseira, dá para deixar a carroceria escorregar em curvas, sem sustos.
A direção com assistência elétrica, por sua vez, poderia ter ajuste um pouco mais firme. Mas não chega a incomodar.